segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL COMEMORA DEZ ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL

Evento acontece de 31 de outubro a 09 de novembro em vários locais do Recife e homenageia Antonio Nóbrega com espetáculos, exposição e pré-estreia de filme


O Festival de Circo do Brasil completa dez edições em 2014, consolidado na agenda cultural de Pernambuco. Um dos principais eventos dedicados à arte circense na América Latina, o Festival tem desde a primeira edição o patrocínio da Petrobras, além de contar com o incentivo da Lei Rouanet, Funcultura – Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Institut Français, Consulado da França para o Nordeste, Embaixada da Espanha e Toyolex. Uma das características do Festival de Circo do Brasil é a diversificação da programação, não apenas com grandes atrações nacionais e internacionais, mas também promovendo a interação entre o circo e outras formas de expressão artística. O grande homenageado da décima edição do Festival de Circo do Brasil é Antonio Nóbrega – daí a escolha do mote “somos todos brincantes”. A palavra “brincante” remete à cultura brasileira, à luta pela manutenção do espaço do Instituto Brincante (e consequentemente à dificuldade de ocupação dos espaços pelo circo) e é, principalmente, uma homenagem à obra e à história do artista.


O Festival apresenta a Mostra Antonio Nóbrega, uma série de atividades dedicadas ao trabalho do pernambucano. No dia 1º de novembro, será aberta a exposição Brincante, na galeria Janete Costa, com uma seleção de fotos assinadas por Walter Carvalho denominada “da série, O tempo narrativo do gesto”, além de objetos cênicos do acervo do artista. Nóbrega presenteia o público do Festival com o espetáculo Tonheta e Companhia, encarnando seu clássico personagem, um legítimo palhaço brasileiro, que traz na essência o espírito do circo, reunindo música, teatro e dança, e inspirou toda uma geração de artistas. No dia 2, domingo, o show Antonio Nóbrega será apresentado no Parque Dona Lindu, aberto ao público. Na segunda-feira, dia 3, ele participa de um debate sobre a interseção entre circo e dança, à tarde, e à noite marca presença na pré-estreia do filme “Brincante”, de Walter Carvalho, que retrata a obra do multiartista pernambucano. O filme terá duas sessões, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, às 19h20 e às 21h10, com entrada gratuita.


ABERTURA



A abertura do Festival será no Teatro de Santa Isabel, no dia 31 de outubro, com a companhia francesa Les Rois Vagabonds. Em “Concerto para dois clowns”, um casal de palhaços, vestidos como rei e rainha, alia a execução de peças de música clássica com humor. Um espetáculo para toda a família, poético e divertido, que será apresentado também nos dias 1 e 2 de novembro. Uma loninha de circo será montada na esplanada do Parque Dona Lindu, que recebe, no primeiro final de semana (dias 1 e 2 de novembro), vivências circenses e diversos espetáculos como Circo Vox (SP), Psirc (Espanha), Circo Teatro Artetude (DF), Caravana Tapioca (PE), a performance Futebol Voador (SP), entre outros. Na tarde do domingo, dia 2, o Recife Antigo recebe, na Av. Rio Branco, as atrações Futebol Voador e Circo Teatro Artetude.




O primeiro fim-de-semana do Festival de Circo do Brasil, dias 1 e 2, destaca ainda, no Teatro de Santa Isabel, a companhia francesa 220 Vols, que apresenta o espetáculo “Larsen”, no qual três artistas revezam-se entre um show de rock e números aéreos, numa apresentação intrigante de circo contemporâneo. No teatro Guararapes, a aclamada companhia brasileira Tholl traz do Rio Grande do Sul a grandiosa montagem “Exotic”. Reconhecido pela qualidade técnica e a estética visual marcante, o Tholl é uma opção de lazer para crianças e adultos, às 16h. No teatro Apolo, o mágico espanhol Adrian Conde apresenta seu espetáculo de magia cômica, sábado e domingo, às 10h30 para todos os públicos.


FOMENTO

O Módulo Fomento do Festival de Circo do Brasil busca incentivar a arte circense, promovendo oficinas, workshops, palestras, lançamentos de filmes e livros com temática relacionada ao circo. Em 2014, além da pré-estreia do filme Brincante e da exposição dedicada a Antonio Nóbrega na Galeria Janete Costa, o Festival realiza no Teatro Hermilo Borba Filho um work in progress, entre os dias 3 e 7, com artistas de circo locais e o diretor artístico francês Albin Warette. Essa atividade, dedicada a profissionais circenses, vai iniciar uma parceria entre a região Midi-Pyrénées, na França, e o Recife. O Festival também oferece, entre os dias 3 e 4, uma oficina de mastro chinês com a companhia espanhola Psirc, no Teatro Hermilo, voltada para estudantes com experiência. Ainda será ministrado um workshop de mágica, com Adrian Conde, da Espanha, no teatro Apolo, dia 3 de novembro, dedicada a iniciantes.

Haverá uma sessão no Teatro Apolo com duas mesas-redondas, no dia 3. A primeira será sobre circo e empreendedorismo, com a diretora da Circo Escola de Ecocidadania ONG Juriti, Cristina Diogo (CE), e representantes das companhias Cia Animé (PE), Circo Vox (SP) e Tholl (RS). A outra mesa-redonda vai tratar da interseção entre circo e dança, com Antonio Nóbrega, Valéria Martins (RJ) e Arnaldo Siqueira (PE). Dia 4, no teatro Hermilo, Zezo Oliveira (PE) – artista, pesquisador, diretor de artes em circo, ex-diretor da Escola Nacional de Circo do Brasil–apresenta Circo em Processo, compartilhando e dialogando com a plateia sobre o processo criativo de construção de uma cena de espetáculo circense.

PALHAÇADA
A partir do dia 5 de novembro, os palhaços tomam conta do Festival de Circo do Brasil. No teatro Luiz Mendonça, apresentam-se a suíça Gardi Hutter (dias 5 e 6) e a companhia belga D’Irque & Fien (dias 7, 8 e 9), com o espetáculo “Carroussel des Moutons” e seu piano voador. No teatro Apolo, os destaques são a palhaça radical Patrícia Pardo, da Espanha, que constrói o espetáculo com um discurso crítico (dias 6 e 7), e a companhia paulistana Parlapatões, com “Clássicos do Circo”, espetáculo que reúne os melhores números cômicos e circenses da trajetória de 18 anos do grupo (dias 8 e 9). Nos mesmos dias, a Cia Suno se apresenta no teatro Hermilo, e a lona montada na esplanada do Parque Dona Lindu recebe a Cia Brincantes de Circo, do Recife, com o espetáculo do palhaço Tapioca. Durante todo o Festival, paralelamente à exposição Brincante, dedicada à obra de Antonio Nóbrega, estará montada na galeria Janete Costa uma exposição de fotos e vídeo com a compilação das nove edições anteriores do Festival de Circo do Brasil, celebrando uma década de risadas, surpresas, malabarismos, equilibrismos e muita emoção. O Festival busca oferecer uma programação tão diversa quanto a arte circense, com atrações que proporcionem à plateia novos olhares e sensações, mostrando várias expressões artísticas relacionadas ao circo.

 Fonte: http://www.festivaldecircodobrasil.com.br/o-festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário