quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Homenageando Antonio Nóbrega, Festival de Circo do Brasil tem início no fim do mês

Do NE10
Músico e bailarino recifense Antônio Nóbrega é o artista homenageado do evento Foto: Divulgação
Começa no dia 31 de outubro o 10º Festival de Circo do Brasil, no Recife. Até o dia 9 de novembro acontecerão apresentações, mostras fotográficas, intervenções urbanas, mesas-redondas, workshops e oficinas. Pela primeira vez na sua história, o festival homenageia uma personalidade. O escolhido foi o músico e bailarino recifense Antônio Nóbrega, que também inspirou o tema do ano, Somos Todos Brincantes. Ao todo, 16 grupos nacionais e internacionais se apresentarão em cinco teatros, além do Parque Dona Lindu.

A abertura será no Teatro Santa Isabel, com o espetáculo francês Concerto para Dois Clowns, no dia 31 de outubro. Os teatros Luís Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho e Guararapes também receberão peças. Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 40 e podem ser comprados no local. Já os espetáculos gratuitos terão início no primeiro fim de semana. Uma lona de circo será montada na esplanada do Parque Dona Lindu para abrigar atrações como o pernambucano Lampezão e Maria Botina e Se Chove Não Molha, da companhia paulista Circo Vox.

Na sexta-feira (1º), Antonio Nóbrega, personalidade homenageada pelo evento, apresentará Tonheta e Companhia, peça que reúne música, dança e teatro. Segundo a coordenadora do Festival, Danielle Hoover, Nóbrega foi escolhido por não se limitar a uma só arte, misturando e agregando conhecimentos para enriquecer as apresentações. O artista foi convidado a debater sobre a interseção entre o circo e a dança na segunda-feira (3), ao lado de Valéria Martins. No mesmo dia será a pré-estreia do filme Brincantes, na Fundação Joaquim Nabuco, Centro do Recife. O longa, dirigido por Walter Carvalho, é estrelado pelo próprio recifense, que conta sua hitória artística.

Espetáculo Se Chove Não Molha, da companhia paulista Circo Vox, se apresenta gratuitamente no Parque Dona LinduFoto: Divulgação


Paralelamente aos espetáculos, acontecerão duas exposições na Galeria Janete Costa, Zona Sul do Recife. Em Brincante, serão expostos objetos cênicos de Antônio Nóbrega e fotos do artista, assinadas por Walter Carvalho. O público também poderá visitar uma linha do tempo com fotos e vídeo das nove edições do Festival de Circo do Brasil.

PARA EXPERIMENTAR - Entre os dias 1º e 2 de outubro será montado o espaço Vivência Circense, no Parque Dona Lindu. Quem visitar o local poderá brincar com instrumentos de circo gratuitamente. "A arte do circo trabalha todos os sentidos e traz benefícios físicos e psicológicos, além de melhorar o equilíbrio e a concentração", ressalta Danielle Hoover. O festival também oferecerá oficinas gratuitas de mágica e mastro. Para participar é preciso fazer a inscrição no site oficial do evento.

Fonte: http://entretenimento.ne10.uol.com.br/artes-visuais/noticia/2014/10/14/homenageando-antonio-nobrega-festival-de-circo-do-brasil-tem-inicio-no-fim-do-mes-514246.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário