terça-feira, 11 de novembro de 2014

Lucas e Orquestra dos Prazeres repercutem força e poesia da cultura negra no 1º DVD

Do NE10
Show de gravação do DVD será nesta quinta, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa ViagemFoto: Andréa Rego Barros/ divulgação



Refletir, repetir, reproduzir, reverberar a força, a beleza e a poesia da cultura negra. Essas ações foram concentradas na palavra "Repercutir", que o multiinstrumentista Lucas e Orquestra dos Prazeres encontaram para intitular o primeiro DVD, que será gravado nesta quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O espetáculo é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do show.

Lucas dos Prazeres vai reger a sua Orquestra numa formação mais robusta, com 30 integrantes, combinando os diversos sons do tambor, pandeiro, xequerê, ganzá, alfaias, ilús, congas, ajubês e agogôs. A gravação do DVD promete ser uma ode à comunidade musical afro percussiva no mês da consciência negra.


Foto: Beto Figueiroa/ divulgação

"Quero mostrar a conexão forte, o respeito e o diálogo que temos com a natureza. Não quero fazer um show sobre religião. Eu quero fazer um show sobre cultura negra, sobre negritude, tendo os ensinamentos, os cuidados e a conscientização dessa realidade no Brasil", explica Lucas dos Prazeres.

Dividido em quatro atos, o DVD Repercutir é inspirado nas estações do ano, "os ciclos da vida", nas palavras de Lucas: O espetáculo começa com o tempo de quietude, equivalente ao inverno, passa para a primavera, o tempo de florescer, segue para o verão, num convite para festejar a vida, e encerra com o outono", comenta.


Foto: Beto Figueiroa/ divulgação

MÚSICA E DANÇA - A Orquestra dos Prazeres apresenta releituras de obras consagradas, como Semba dos Ancestrais, de Martinho da Vila, África Brasil (Zumbi), de Jorge Ben Jor, e Zumbi (Felicidade Guerreira), de Gilberto Gil, transformando-as em peças percussivas. O repertório também inclui homenagens a Badia, a mãe de santo do Pátio do Terço, uma das mais reverenciadas e antigas da cidade; Zé Neguinho do Coco, mestre coquista; e mestre Joab, símbolo da capoeira.

A dança, que também faz parte da trajetória de Lucas dos Prazeres, se faz presente durante todo o show, com participações do Afoxé Alafin Oyó, do grupo Sagaranna, e do bailarino Dielson Pessoa.


SERVIÇO
Lucas e Orquestra dos Prazeres
Quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça
Parque Dona Lindu, Av. Beira Mar, Boa Viagem
Ingressos: Gratuitos. Devem ser retirados na bilheteria no dia do evento
Telefone: (81) 3355.9821

Fonte: http://entretenimento.ne10.uol.com.br/shows/noticia/2014/11/10/lucas-e-orquestra-dos-prazeres-repercutem-forca-e-poesia-da-cultura-negra-no-1-dvd-518695.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário