domingo, 1 de junho de 2014

São João do Recife terá 60 arraiais e mais de 800 atrações gratuitas

Festa contempla artistas da terra, com quadrilhas e trios pé-de-serra.
Homenageados são Petrúcio Amorim e quadrilha Arraialzinho do Cordeiro.


Do G1 PE

Elba Ramalho, Maciel Melo, o homenagedo Petrúcio Amorim e a Família Salustiano são atrações confirmadas
 no São João do Recife (Foto: Jael Soares/G1, Diego Moraes/G1, Divulgação)

Os artistas da terra predominam na programação oficial do Recife para as festas juninas este ano. O ciclo junino vai do dia 5 ao dia 29 de junho na capital pernambucana, com 60 arraiais oficiais e mais de 800 atrações gratuitas. A agenda oficial foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela prefeitura da cidade, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Entre os nomes confirmados se destacam Joca Gonzaga, Maciel Melo, Elba Ramalho , Família Salustiano, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Camarão, Irah Caldeira, Quinteto Violado, Selma do Coco, Anastácia, Eliane, Genival Lacerda, Alceu Valença, Josildo Sá, Raminho, Liv Moraes, Maria da Paz e Silvério Pessoa. O tema deste ano é “São João do Recife é bom todo!”. O prefeito Geraldo Julio anunciou a programação da festa ao lado de secretários e dos artistas homenageados.

Serão homenageados o cantor Petrúcio Amorim e a Quadrilha Junina Arraialzinho do Cordeiro, a mais antiga em atividade na cidade. Na noite de abertura, a quinta-feira (5) haverá uma caminhada do forró, no Bairro do Recife, com a Forrovioca – versão junina da Frevioca – comandada por Pecinho Amorim, filho de Petrúcio. A saída é na Rua da Moeda e o ponto de chegada é a Praça do Arsenal. Completam a festa mais de cem sanfoneiros, quadrilhas e um grande show no palco com 19 atrações, entre elas Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Cristina Amaral, Geraldinho Lins e Liv Moraes.

Concurso 'Eu amo minha rua'


Quatro dos 60 arraiais têm nomes em homenagem a artistas locais. O Pátio de São Pedro vai se chamar “Arraial Dona Selma do Coco”, referência à artista de palco com mais tempo de atuação na cultura popular pernambucana. O “Arraial Dominguinhos” será no Sítio Trindade; A Praça do Arsenal vira “Arraial Compositor João Silva”, menção ao parceiro musical de Luiz Gonzaga. E o “Arraial Arlindo dos 8 Baixos” acontecerá no Parque Dona Lindu.

Os arraiais dos bairros funcionam do dia 21 ao dia 24 de junho. Em cada um dos arraiais, haverá apresentações de artistas, aboiador e trios de forró pé-de-serra. Os concursos de quadrilhas ocorrem nos arraiais do Ibura (Zona Sul), Bomba do Hemetério e Sítio da Trindade (Zona Norte). O festival de quadrilhas vai reunir 48 grupos, com R$ 64.800 de premiação total. As finais ocorrem no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

Até o dia 19 de junho, serão aceitas as inscrições para o concurso "Eu amo minha rua". No dia 7 de junho (sábado) haverá o Baile dos Namorados, uma festa beneficente na casa de recepções Arcádia do shopping Paço Alfândega.

A programação religiosa tem início na sexta-feira (20), com o Desfile das Bandeiras, saindo da Igreja da Boa Vista, pela Rua do Imperatriz, até o Pátio de São Pedro.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/musica/noticia/2014/05/sao-joao-do-recife-tera-60-arraiais-e-mais-de-800-atracoes-gratuitas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário