quarta-feira, 5 de junho de 2013

São João Torcida Recife no Parque Dona Lindu


FESTA JUNINA
| 05.06.13 - 20h18

PCR reúne duas grandes paixões populares com o São João Torcida Recife






Em 2013 duas grandes paixões populares vão estar juntas no mês de junho: São João e futebol. A Prefeitura do Recife se preparou para que essas festas aconteçam com paz e alegria. Ao ciclo junino, onde o arrasta-pé se espalha pelos quatro cantos do Recife, se somará as exibições dos Jogos da Copa das Confederações. Oito arraiais serão também espaços públicos para a Torcida Recife nas partidas realizadas na Arena Pernambuco e da Seleção Brasileira.
São João Torcida Recife 2013

De 6 a 30 de junho, a cidade festejará o São João em 10 arraiais com cerca de 450 apresentações. Mais de 90% delas feitas por artistas locais. É o forró pé-de-serra com sua música genuína, enchendo de alegria toda a cidade. São quatro espaços de grande porte – Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal e Parque Dona Lindu –, quatro de médio porte – Várzea, Peixinhos, Ibura e San Martin – e dois de pequeno porte – Moeda e Brasília Teimosa.

A expectativa de público circulando nestes arraiais é de cerca de 170 mil pessoas. Além destes, haverá ainda 17 arraiais comunitários, 29 tradicionais e aqueles apoiados pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O forró também chegará aos Mercados Municipais da Boa Vista, do Cordeiro, da Madalena e da Encruzilhada.

Atrações

Ao longo do mês, o São João 2013 terá apresentações de grandes nomes do forró, como Maciel Melo – homenageado da festa – Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Petrúcio Amorim, Cezzinha, Maria da Paz, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Xangai, Santana, Nando Cordel, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Camarão, Antulio Madureira, Cristina Amaral e Irah Caldeira.


Baixe aqui a programação completa do São João Torcida Recife


Abertura


A abertura acontece no dia 6 de junho, às 18h, com a Caminhada do Forró, conduzida por cerca de 100 sanfoneiros, zabumbeiros, cantores e compositores que irão tocar o percurso com muito forró pé-de-serra, da Rua da Moeda para a Praça do Arsenal, onde a festa continua com shows de 15 artistas.


Números:


Período: de 6 a 30 de junho – 15 dias de festa

Cerca de 450 apresentações, mais de 90% de artistas da terra

10 Arraiais

E mais 17 Arraiais Comunitários e 29 Tradicionais

Expectativa de público: 170 mil durante toda a festa


Homenageados

Para representar a grande festa popular do Nordeste, que é o São João, serão homenageados em 2013 o cantor e compositor Maciel Melo e o coreógrafo e pesquisador da Cultura Popular Mika Silva. Maciel Melo, nascido em 1962, na cidade de Iguaraci, sertão pernambucano, fez história como um dos mais completos compositores de forró em atividade no Nordeste. Tendo gravado 11 discos ao longo de sua carreira, tornou-se referência para outros grandes cantores do gênero, como Xangai, Flávio José, Fagner, Zé Ramalho e Elba Ramalho.


Já Mika Silva é o símbolo da ousadia quando se trata da renovação de danças populares, especialmente na história de inovação da tradição das quadrilhas juninas. No balé Deveras, fundado em 1980, em Brasília Teimosa, Mika, além de ter usado a dança como instrumento de inclusão social, experimentou na coreografia da quadrilha outros ritmos ligados ao ciclo do São João, como o coco e o cavalo marinho, modificou arranjos, sugeriu novos trajes, enredos e personagens. Essa mistura deu origem, em 1992, à primeira apresentação de uma quadrilha recriada.


Torcida Recife
Com a Copa das Confederações da Fifa ocorrendo no mesmo período do São João, os arraiais também serão grandes espaços de torcida equipados com telões. Em oito deles (Sítio Trindade, praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Peixinhos, Pátio de São Pedro, Várzea, Ibura e San Martin), haverá exibições públicas dos jogos, como forma de levar o “clima” da Copa para toda a cidade e incluir os torcedores que não comprarem os ingressos para ter acesso à Itaipava Arena Pernambuco. As exibições públicas funcionarão, também, como um “teste” para o Fifa Fan Fest™, que acontecerá no Marco Zero, em 2014, durante os 32 dias da Copa do Mundo da Fifa™.


Além disso, a Prefeitura do Recife vai realizar ações promocionais no Sítio Trindade, Parque Dona Lindu e Peixinhos. Nesses locais, serão montadas tendas temáticas que abrigarão atividade gratuitas de lazer e de integração entre a comunidade e as seleções que disputarão a Copa das Confederações da Fifa. O público poderá se divertir no Sinbol, atração lúdica onde os participantes jogam sinuca com os pés; conferir uma exposição com os uniformes dos países que jogarão a Copa das Confederações da Fifa; tirar fotos num painel que retrata as seleções; e assistir a um vídeo que mescla imagens do Recife e dos times.



Concursos

1-Eu amo minha rua

Além de animado, o São João do Recife vai ficar ainda mais bonito. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura, está lançando o concurso cultural “Eu amo minha rua”. O intuito é escolher a rua com melhor decoração no Recife, estimulando a produção coletiva e a preservação das manifestações culturais. As inscrições começam no dia 22 deste mês, seguem até 17 de junho, e devem ser feitas através do hotsite do concurso www.euamominharua.com.br.

A decoração Junina mais bonita receberá como prêmio um arraial, que será realizado no dia de São Pedro, 29 de junho. O arraial na rua vencedora, com montagem de palco, som e iluminação, terá direito a show do cantor e sanfoneiro Cezzinha como atração principal, além de um trio pé-de-serra para abrir a noite. Haverá também uma apresentação da quadrilha vencedora do concurso de quadrilhas da Rede Globo Nordeste.



2-Festivais de Quadrilhas Juninas

Os Festivais de Quadrilhas Juninas, promovidos pela Prefeitura do Recife, têm por finalidade valorizar e incentivar a manifestação cultural característica do São João do Nordeste. Os concursos distribuirão um montante de R$ 100,9 mil em premiações para as melhores apresentações.

No 29º Festival de Quadrilhas Juninas – Categoria Adulta serão 45 grupos participantes, sendo 24 no Grupo 1 e 21 no Grupo 2. As eliminatórias acontecerão nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 19h, nos bairros de Casa Amarela, Peixinhos, San Martin, e Ibura/UR-2. E a final, nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Sítio Trindade. Já a edição infantil do Festival, que em 2013 completa 15 anos, terá 13 quadrilhas. No Sítio Trindade ocorrerão as eliminatórias, nos dias 9 e 16 de junho, e a final, no dia 24.

Editais

Uma grande novidade deste ano foi a realização de um edital para definir as atrações do São João. Mais de 500 propostas de trios pé-de-serra, grupos de dança, quadrilhas juninas, orquestras, bandas e artistas solo atenderam à convocatória. Os artistas contemplados através do processo seletivo serão responsáveis por mais de 320 das 476 apresentações do ciclo junino, o que representa aproximadamente 90% da grade.

Além da escolha das atrações artísticas, a Fundação de Cultura Cidade do Recife promoveu chamada para fornecer apoio às comunidades que realizam festas juninas. Durante cerca de 30 dias, foram feitos 400 pedidos de infraestrutura, como toldo, tablado, palco, banheiro, e de atrações culturais, como quadrilha, grupo de dança e/ou trio pé-de-serra. A relação das requisições atendidas será divulgada até o dia 10 de junho.

Arraiais

O Sítio Trindade será um dos maiores e mais animados arraiais do Recife. De 7 a 29 de junho, o espaço recebe nova decoração e vários espaços para gastar o solado da chinela ao som de xote, forró e baião. O parque recebe uma cidade cenográfica, um espaço da Casa de Reboco e um palhoção, onde acontecerão os Festivais de Quadrilhas Juninas. O Sítio será também ponto de chegada da Procissão dos Santos Juninos, no dia 16.

Outro ponto de grande confluência para as brincadeiras de São João e torcedores de futebol será a Praça do Arsenal, que além da apresentação dos jogos da Copa das Confederações, terá 13 dias de shows. O forró vai rolar solto, entre os dias 6 e 24 de junho, nas apresentações de artistas como Xangai, Cezzinha, Cristina Amaral, Flávio José e Antulio Madureira. O encerramento desse arraial, na noite de São João, terá os homenageados no palco, Maciel Melo no controle de suas canções e Mika Silva comandando a quadrilha Deveras.


Após o sucesso alcançado com a programação do Carnaval, o grande Arraial de Boa Viagem será no Parque Dona Lindu. A característica de ser um espaço voltado para receber as famílias será mantida. Lá, os pais terão programação durante sete dias para poder brincar com seus matutinhos e matutinhas, assistindo a apresentações de quadrilhas juninas e ainda shows de Geraldo Azevedo, Família Salustiano e a Rabeca Encantada e Jorge de Altinho.


No Pátio de São Pedro, o salão de forró garante que a animação se estenda até o início da madrugada. Serão 12 dias de shows de bandas e artistas do ritmo que faz o arrasta-pé e também do colorido das quadrilhas juninas. No dia 21 de junho, destaque para a apresentação artística das bandeiras de santos juninos, que chegarão no pátio após desfilarem pelas ruas do centro do Recife. Já no dia 22, o coco entra na programação e dá mais vigor à pisada da dança, que será inflamada por Selma do Coco, Zeca do Rolete, Coco de Olga, com encerramento por conta de Siba.


A descentralização das brincadeiras de São João chega a todas as RPA’s em 2013, e o arraial da Praça da Várzea estreia com apresentações de forró, baião, coco e performances de quadrilhas. Na mesma linha, Peixinhos, Ibura e San Martin receberão um palhoção que funcionará durante os dias 15, 16, 19, 22 e 23 de junho.

No dia de São Pedro, 29 de junho, a comunidade de Brasília Teimosa celebra o padroeiro dos pescadores com trio pé-de-serra, grupo de forró e quadrilhas juninas. O Bairro do Recife reserva o espaço do público jovem com rock, pop e as tendências alternativas da música produzida em Pernambuco, com o Arraial da Rua da Moeda.


Seminário do Ciclo Junino


De 21 a 23 de maio, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, promove o 8º Seminário do Ciclo Junino, no auditório do Centro de Artesanato, no Bairro do Recife. O encontro aborda os elementos da festa popular nordestina, tais como a música, a dança e a religiosidade. Durante o encontro também serão selecionados os jurados dos Festivais de Quadrilhas Juninas.

Desfile das Bandeiras

A Igreja Matriz da Boa Vista, na Praça Maciel Pinheiro, é o local de concentração do Desfile das Bandeiras, no dia 21 de junho. O cortejo sai às 18h pelas ruas do bairro, a caminho do Pátio de São Pedro. A atividade, iniciada há 20 anos, surgiu com o intuito de remontar os andores do Acorda Povo, que despertava os cidadãos para as festas de São João.


Em 2013, serão 15 bandeiras, das mais variadas comunidades do Recife e região metropolitana, em homenagem aos santos do Ciclo Junino: São João, Santo Antônio, São José e São Pedro. Sete bandas juninas acompanham o cortejo, tocando forró, xote e baião, além das quadrilhas infantis Menezes na Roça e Trapiá, e de duas quadrilhas adultas.

Lançamento de Livro e Exposição dos Homenageados

No dia 17 de junho o Paço Alfândega abriga um duplo lançamento: da exposição Mika Silva e Maciel Melo – Homenageados do São João do Recife 2013 e da segunda edição do livro Nos Arraiais da Memória. A mostra, que ficará aberta para visitação até o dia 30 de junho, busca reproduzir a vida e a obra dos dois artistas comemorados neste São João, através de sons, vídeos, textos e fotos. A ideia é informar os recifenses e turistas a respeito da importância desses personagens para o São João e a relação deles com a festa junina.

Já a publicação, produzida pelo Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife, registra a história de 33 quadrilhas juninas do estado que fizeram história nos Festivais de Quadrilhas Juninas promovidos pela Prefeitura. A primeira edição foi lançada em 2010, remontando o trabalho desenvolvido por 41 grupos. Após o lançamento, o livro será distribuído para as bibliotecas escolares e populares do Recife e para Centros de Estudos e Pesquisa.

Procissão dos Santos Juninos


Os favores concedidos pelos santos do Ciclo Junino serão agradecidos durante a procissão que acontece no dia 16 de junho, a partir das 19h. O cortejo, que terá 10 bandeiras com imagens de São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, tem como ponto de partida o Morro da Conceição. São José, apesar de ser celebrado no dia 19 de março, integra a romaria dos Santos Juninos por marcar o período do plantio do milho, colhido no São João.

O andor, realizado pelo oitavo ano consecutivo, será acompanhado por 40 bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho, por 10 bandeiras de São João, e animado pela Banda de Música Vereda Tropical e pelas quadrilhas Origem Nordestina e Olodum Mirim, ambas de Casa Amarela. Ao longo do caminho, dobrados e rezas serão entoados em louvor aos santos, e a procissão se encerra no Sítio Trindade, onde imperam o xote, o baião e o forró.


Quadrilhão Junino

Três mil e quinhentas pessoas coordenam passos, rodas, filas e travessias em um grande arrasta-pé no Centro do Recife, no dia 18 de junho. A concentração do Quadrilhão Junino, que reunirá 40 quadrilhas, 27 adultas e 13 mirins, inicia às 18h, na Praça da Independência (conhecida como Praça do Diario) de onde seguem rumo ao Recife Antigo. O ponto final é a Praça do Arsenal, onde o grupo encena todo o enredo de uma típica quadrilha junina. O som fica por conta de oito trios de forró pé-de-serra e duas forroviocas, que acompanharão todo o percurso.

Datas para não esquecer:


21 a 23 de maio – Seminário do Ciclo Junino
06 de junho – Abertura – com a Caminhada do Forró da Rua da Moeda para a Praça do Arsenal – show com 15 artistas.
07 de junho – Começam as apresentações nos Arraiais do Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro.
09 de Junho – Eliminatória do Concurso de Quadrilhas Juninas – Infantil
12 de Junho – Festa de Santo Antônio no Sítio Trindade
14 de junho – Apresentações nos Arraiais Sítio Trindade e Pátio de São Pedro
15 de Junho – Começam as apresentações no Parque Dona Lindu, Peixinhos, Ibura, San Martin e Várzea.
16 de Junho – 2ª etapa eliminatória do Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis
Procissão dos Santos Juninos saindo do Morro da Conceição para o Sítio Trindade
17 de junho – Inauguração da Exposição dos Homenageados e lançamento do livro sobre Quadrilhas
18 de Junho – Quadrilhão Junino – Saindo da Praça da Independência e indo até a Praça do Arsenal
19 de Junho – Apresentações Juninas e exibição de Jogos nos Arraiais Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Peixinhos, Ibura, San Martin e Várzea.
21 de Junho – Apresentações nos Arraiais Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Sítio Trindade, Pátio de São Pedro
Desfile das Bandeiras – Concentração das 15 Bandeiras, a partir das 17h, na Igreja da Boa Vista saindo às 18h para o Pátio de São Pedro
22 de Junho – Início das apresentações no Arraial da Moeda
Eliminatória do Concurso de Quadrilhas Adultas – Grupo 1
Desfile das Bandeiras
23 de Junho – Eliminatória do Concurso de Quadrilhas Adultas – Grupo 2
Exibição de Jogo nos Arraiais da Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Peixinhos, Ibura, San Martin e Várzea
24 de Junho – Encerramento nos Arraiais Praça do Arsenal e Dona Lindu
Final do Concurso de Quadrilhas Infantis
27 de Junho – Final do Concurso de Quadrilhas Adultas Grupo 2 no Sitio Trindade
28 de Junho – Final do Concurso de Quadrilhas Adultas Grupo 1 no Sitio Trindade
Apresentações no Pátio de São Pedro
29 de Junho – Arraial de São Pedro em Brasília Teimosa
Final do Concurso de Quadrilhas Adultas Grupo 2 no Sítio Trindade
Últimas atrações no Pátio de São Pedro
30 de Junho – Apresentação de Quadrilhas Juninas no Sítio Trindade

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/em-2013-duas-grandes-paixoes-populares-vao-estar-juntas-no-mes-de-junho-sao-joao-e-futebol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário