sábado, 16 de março de 2013

Parques do Recife oferecem aluguel de brinquedos



Alice Souza

Publicação: 16/03/2013 02:09 Atualização:




O serviço de aluguel de bicicletas no Recife não se limita ao projeto do Porto Digital nem às novas 70 estações que serão espalhadas na cidade, em Jaboatão dos Guararapes e em Olinda. Um grupo de amigos resolveu implantar em dois parques do município uma ideia que já é prática comum em várias regiões da Europa e também no Brasil, o aluguel particular de bicicletas e outros equipamentos de transporte esportivo. A iniciativa chegou há oito meses no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e há um mês no Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Por valores entre R$ 10 e R$ 25, estão disponíveis patins, skates, triciclos e bikes para passeios de até uma hora.

Apesar de recente, a atividade já movimenta, nos fins de semana, uma procura de 250 a 300 pessoas. Segundo o idealizador do serviço, Pedro Jorge, 31 anos, a base do projeto foram modelos europeus. “Estava em busca de emprego e meu irmão me deu o toque. Comecei em Fortaleza, no Ceará, e depois resolvi trazer para Pernambuco. Na capital cearense tenho 40 equipamentos e aqui já tenho mais de 70”, contou. São 25 pares de patins, quatro skates longboards, dois skates comuns e um de duas rodas, e outras 50 peças divididas entre triciclos, quadriciclos, bicicletas e karts infantis.

Além disso, dois sky runners, uma espécie de propulsor que permite saltos de até dois metros e acrobacias. Os equipamentos ficavam expostos, mas o grupo foi notificado pela Secretaria Executiva de Controle Urbano e agora eles ficam em um carro na frente dos parques. Nas segundas e terças-feiras, o material passa por manutenção. “O recomendado é que os passeios nos equipamentos maiores não excedam 30 minutos porque são mais pesados”, comentou Pedro Jorge.

Leia a matéria completa na edição impressa do Diario de Pernambuco deste domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário