sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Do Poraqui: Inédita em Pernambuco, exposição revisita a obra de Hugo de Paula, na Galeria Janete Costa



Uma seleção de mais de 200 obras do pernambucano Hugo de Paula ocupam, de hoje (13) até 13 de novembro, a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. A exposição Hugo de Paula: Visões do Povo Brasileiro resgata a obra do artista e apresenta de maneira inédita no Estado seus desenhos e pinturas. A exposição - apenas uma primeira ação dentro de um processo de pesquisa mais profundo - é fruto de uma leitura coletiva do acervo de Hugo de Paula com a condução de Raul Córdula, que trabalhou durante três meses na pré-seleção realizada pela curadora-adjunta Lia Miceli López Lecube, com o acompanhamento de Cleide Rocha de Paula, viúva de Hugo.


Desconhecido na sua terra natal (Bom Jardim/PE), Hugo de Paula não passou despercebido entre grandes artistas como Tomaz Santa Rosa, "que lhe influenciou tecnicamente nos seus esfumados feitos em nanquim ou crayon, e Di Cavalcanti, que admirou, à distância, sua maneira formal de desenhar a figura humana", como lembra Córdula.

O trabalho de Hugo de Paula foi construído da metade da década do 1930 até a primeira década do século XXI, preferindo sempre o desenho como primeiro esboço da obra e passando depois, precisamente nos anos 1974 e 2005, para tela. A concepção das obras de Hugo foi sempre dentro do maior sigilo, um artista reservado, introvertido, discreto. Por isso a obra dele é inédita em Pernambuco e no Brasil. Até o presente, foram realizadas três pequenas exposições, no Rio de Janeiro na década de 1990. As obras serão exibidas pela primeira vez em Pernambuco.

"Por que essa biografia? Por que Hugo de Paula? O artista é o que representa em suas composições, é o que ele vivencia, o que ele vive como compromisso dentro de sua sociedade. O resgate de Hugo de Paula tem muito a ver com nossa história recente, com o que a arte sofreu e supera durante décadas de luta, criação, silêncio, censura e perseguição. Hugo de Paula tem em suas composições essas leituras e vivências, enriquecendo nossa cultura, nosso conhecimento histórico, político e artístico durante décadas”, diz Lia Miceli.

Serviço
Hugo de Paula: Visões do Povo Brasileiro
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
De 13 de outubro a 13 de novembro de 2016
De quarta a sexta, das 12h às 20h, e sábado e domingo, das 14h às 20h

Visitas guiadas e laboratórios experimentais para escolas públicas com acessibilidade e entidades educativas

Dias 19, 20, 21, 26 e 27 de outubro, das 15h e 17h, com visitas agendadas previamente no e-mail lia@iceibrasil.org.br

Visitas e laboratórios sem agendamento prévio nos finais de semana

Dias 15, 16, 22 e 23 de outubro, os feriados de 2 de novembro e 15 de novembro, das 16h às 17h30, com 17 vagas pro turma

Visitas e laboratórios acessíveis ao público nos domingos

Dias 16 e 23 de outubro, com 10 vagas para deficientes auditivos e 7 vagas para deficientes visuais, às 16h (cada visita com laboratório tem duração de uma 1h20)

Acessibilidade

A Galeria Janete Costa contará com audiodescrição disponível em 7 aparelhos MP3, disponibilizará 7 cartilhas com os textos da curadoria em braile e pranchas de braile em 7 estações. A exposição também contará com vídeo em Libras sobre os conteúdos dos textos da curadoria.

Acesse aqui mais informações.



-------

O PorAqui é a plataforma mobile e colaborativa de notícias de bairro do Sistema Jornal do Commercio. O projeto experimental está sendo desenvolvido em Setúbal. Se você é morador ou visitante do bairro, baixe o aplicativo gratuito e cadastre-se para acompanhar as notícias e colaborar com a construção de um noticiário cidadão e hiperlocal: Android (https://goo.gl/Npx1xn) e iOS (https://goo.gl/dEEALb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário