quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prefeito Geraldo Julio lança 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife com atividades para todos os gostos

Evento ocorre neste sábado (16) e domingo (17) e terá número de modalidades duplicado este ano, com 24 horas seguidas de atividades esportivas totalmente gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Confira aqui a programação completa.

A Prefeitura do Recife, pelo segundo ano, realiza a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva da cidade no próximo fim de semana. Na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio do evento que vai agitar o Recife com 24 horas consecutivas de atividades, espalhadas por 7 polos, 16 Academias da Cidade, duas Academias Recife e 47 ruas, além de intervenções urbanas nos bairros. Esse ano, a virada terá o dobro de modalidades esportivas e três novos polos. As atividades começam às 16h do sábado (16) e acontecem até as 16h do domingo (17), e tem como objetivo incentivar a prática de atividade esportivas de forma inclusiva e gratuita, estimulando a integração entre os cidadãos e a vivência nos espaços públicos do Recife.

O prefeito Geraldo Julio comentou sobre o benefício que o evento traz para o Recife. "A marca dessa gestão é tornar a cidade mais viva, incentivando as pessoas a estarem nas ruas, com as diversas ações que promovemos, com a recuperação de tantos espaços públicos. O esporte é também um estímulo, além de propiciar o lazer, integrar as famílias, e as pessoas entre elas e com a própria cidade", declarou o gestor municipal sobre o evento, que é realizado pela Prefeitura do Recife e Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), com apoio do Governo do Estado e é totalmente gratuito.

Nesta segunda edição, o evento está com o dobro de opções de atividades e ganha também três novos polos: Santana, Ibura e Macaxeira. A 2° Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife também acontece no Pina, Parque Dona Lindu, Jaqueira e Marco Zero. A programação completa do evento já está disponível no site www.viradaesportivarecife.com.br, onde os recifenses poderão conferir os detalhes e optar entre cerca de 200 modalidades, além das 47 ruas da cidade, que recebem o programa Lazer na Rua todos os domingos. As Academias Recife situadas no Parque Santana e no Parque da Macaxeira também terão funcionamento especial neste fim de semana da Virada: no sábado, elas funcionarão das 6h às 10h e das 16h às 19h, e no domingo, a malhação está garantida das 7h às 10h.

O secretário de Esportes do Recife, George Braga, descreveu algumas atividades da Virada. "Este ano, das 8h às 10h do domingo, a Lagoa do Araçá recebe a 1ª Volta da Lagoa, direcionada para os amantes de corrida. Também teremos a realização da primeira edição da Gincana da Virada, no polo Marco Zero. Outras novidades são a "Caça ao Tesouro", no Parque das Esculturas de Francisco Brennand, em frente ao Marco Zero; as atividades náuticas, que incluem desafio de remo, apresentação de Stand-Up Paddle e uma prova de canoagem que circundará o Bairro do Recife; e a exibição de documentários na Caixa Cultural", afirmou.

Outro ponto de destaque do evento é a integração com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Mulher, e com a Secretaria de Turismo e Lazer, que estarão presentes com ações de orientação, difusão e debates sobre temas pertinentes às suas pastas. Além de esportes mais conhecidos do público, como basquete, futebol e vôlei, a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva terá apresentações de artes marciais, atividades aeróbicas, rugby, MMA, agility e esportes radicais. A 2ª Corrida das Escadas acontece no Morro da Conceição, às 6h do domingo.

GERALDÃO - Também na tarde desta quinta-feira (14), na coletiva de lançamento da 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife, o prefeito Geraldo Julio anunciou a retomada das obras de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão. " O canteiro de obras já está sendo limpo, organizada, e na semana que vem mais de 100 trabalhadores já estarão no local. Vamos devolver à população aquele equipamento tão importante, que passa por um grande processo de revitalização, mais de quarenta anos depois de construído", declarou o gestor.

O Geraldão passará a ser uma moderna arena para eventos esportivos e shows. O projeto inclui intervenções no ginásio em si, na área externa e no parque aquático, com recuperação estrutural, acessibilidade, climatização e adequação da quadra poliesportiva aos padrões internacionais. Já foram executados 42% dos trabalhos, o que equivale a R$ 19,2 milhões. O investimento total da obra é de R$ 45,7 milhões.



Confira abaixo os destaques da programação da 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife :



MARCO ZERO



O Bairro do Recife vai respirar esporte e lazer, com basquete de rua, badminton e handebol; atividades recreativas (damas, xadrez, dominó e até um campeonato pôquer na madrugada); brincadeiras infantis como totó humano, peão, cabra cega, amarelinha e bola de gude; e eventos especiais como a Caminhada da Boa Idade, a Ginástica no Lar e o 1º Desafio de Pedal Indoor, em que integrantes de equipes se revezam para ver qual pedala a maior distância na bicicleta ergométrica. A manhã do domingo terá também as atividades náuticas, como desafio de remo, regata Remando para o Futuro e apresentações de SUP.

A Secretaria da Mulher promove, no dia 16, às 16h e às 19h, sessões de cine-debate sobre o tema Mulheres e Esporte: proibições, preconceitos, desafios e superações, na sala de exibição da Caixa Cultural. Na ocasião, serão exibidos os documentários Mulheres em Campo, uma produção do Museu da Cidade do Recife, e o Mulheres Olímpicas, com direção da cineasta Laís Bodanzky. Logo após a exibição dos filmes, haverá um debate com atletas e ex-atletas convidadas para debater a participação feminina no mundo dos esportes.



PINA



Torneios de rugby, MMA, vôlei e handebol de praia, pelada e muitas atividades vão agitar o polo do Pina nos dois dias do evento. Pra quem curte esporte de equilíbrio, instrutores ainda vão guiar os visitantes na prática do slack line. Haverá também eventos especiais como o Aprenda a Correr, Torneio de Basquete 21 Familiar e Minicampeonato de Tênis.



LINDU


O parque será o espaço dos esportes radicais, já a partir das 16h do sábado. Na programação estão incluídos rapel, tirolesa, arvorismo, malabares, trapézio, skate street e vertical, parede de escalada, acrobacia de solo e malabares.



IBURA



O bairro da Zona Sul vai ter a Viradinha Esportiva, com brincadeiras antigas, bola de gude e campeonato de futebol de areia. As atividades começam a partir das 16h do sábado (16). No domingo (17), as modalidades acontecem a partir das 10h.



JAQUEIRA



Além de movimentar o corpo, o Espaço Zen da Jaqueira vai trazer atividades para a mente. Meditação, yoga, pilates, palestra sobre hábitos alimentares e alongamento são alguns dos destaques. Para a criançada, vai ter contação de histórias e a Viradinha Esportiva. Campeonato de bicicross e atividades aeróbicas completam a programação.



MACAXEIRA



Campeonatos de basquete, futsal, parkour, vôlei e skate free style vão movimentar o Parque Urbano da Macaxeira. Quem curte artes marciais vai poder conferir apresentações artísticas de karatê, kung fu, judô, jiu-jitsu, capoeira, luta olímpica, muay thai e outras lutas de origem oriental. Ainda haverá atividades pras crianças, aulão fitness e apresentações de agility de cães.



SANTANA



Vai focar em esportes para a criançada e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre as atividades estão as escolinhas de tênis, futebol e futsal. Também haverá basquete de cadeirantes, futsal paraesportivo, campeonato de futebol master e experiências sensoriais com animais exóticos.



VIRADINHA ESPORTIVA



A Viradinha Esportiva, nos quatro parques e no Ibura, oferecerá atividades para a criançada e o resgate de brincadeiras como amarelinha, peão, bola de gude, carrinho de lata e cabra-cega.



ACADEMIAS DA CIDADE



Dezesseis polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, estarão abertos das 16h às 19h do sábado (8) e das 7h às 10h do domingo: Parque Treze de Maio, Coque, Hipódromo, Praça do Chié, Jaqueira, Santana, Praça do Buriti, Torrões, Roda de Fogo, Várzea, Jardim São Paulo, Heróis da Restauração, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Ibura e Jordão Baixo.

Fonte:  http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/14/05/2015/prefeito-geraldo-julio-lanca-2a-virada-esportiva-e-paraesportiva-do-recife-com

Nenhum comentário:

Postar um comentário