quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

22º Janeiro de Grandes Espetáculos divulga programação



Poder e Poesia são os temas desta edição do festival, que começa com um solo de Matheus Nachtergaele

Do JC Online
Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele
Marcos Hermes/Divulgação

Poder e Poesia são os temas do 22º Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco. O evento ocorre de 8 a 24 de janeiro de 2016, com 36 espetáculos (de teatro, dança, ópera e música), além de oficinas, debates, leituras dramatizadas e lançamentos de livros. A programação foi divulgada nesta quarta-feira (16/12) e a atração da abertura do evento é Processo de Conscerto do Desejo, solo do ator Matheus Nachtergaele.

LEIA TAMBÉM
Peça de Matheus Nachtergaele abre o Janeiro de Grandes Espetáculos

Já os atores Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes contracenam na peça Inutilezas, dirigida por Moacir Chaves, que parte da obra do poeta Manoel de Barros. Entre as produções de outros estados que o 22º JGE traz a Pernambuco também estão: Maria que Virou Jonas ou A Força da Imaginação, da Cia. Livre (SP), com direção de Cibele Forjaz, e O Lugar Escuro, da Artworks Produções (RS), com as atrizes Sandra Dani, Vika Schabbach e Gabriela Poester sendo dirigidas por Luciano Alabarse.

Dois exemplos do teatro contemporâneo espanhol e o lançamento de duas obras de autores da língua espanhola, com leituras dramatizadas feitas por atores pernambucanos após residências artísticas, entram na programação do evento com apoio do Programa de Internacionalização da Cultura Espanhola, da Acción Cultural Española. Os espetáculos são: Uma Casa na Ásia, do Agrupación Señor Serrano, e Por Favor, Continue (Hamlet), com Roger Bernat e Yan Duvyendak.

Na parte musical, há shows como Elke Canta e Conta, com Elke Maravilha e o ator e músico Adriano Salhab, e Cante Comigo, de Ayrton Montarroyos.




O acesso para algumas apresentações do 22º JGE é gratuito e, para os outros casos, os bilhetes custam de R$ 10 a R$ 50 (as vendas começam a ser realizadas, em breve, pelo site Compre Ingressos).

As apresentações ocorrem em locais como teatros do Recife (Santa Isabel, Apolo, Hermilo, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e Arraial) e espaços alternativos como o Espaço Cênicas e Paço do Frevo.

O 22º JGE é realizado pela Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), com patrocínio da Prefeitura do Recife, Empetur, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Fundarpe e BNDES (Oito concertos, promovidos pelo Circuito BNDES de Música - Do Erudito ao Popular serão realizados no Recife, em Caruaru, Olinda e Goiana).

No blog Terceiro Ato, há informações sobre como foi a busca dos produtores do JGE por recursos para a próxima edição do evento.


Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2015/12/16/22-janeiro-de-grandes-espetaculos-divulga-programacao-212770.php