quinta-feira, 14 de maio de 2015

No Recife, espetáculo percorre ruas e mostra a magia existente no lixo

Peça 'Flor do Lixo' estreia no Parque Dona Lindu, na sexta-feira (15).
A cada dia, dupla circense leva espetáculo para um local da cidade.

Do G1 PE

Espetáculo circense 'Flor do Lixo' percorre praças e locais públicos. (Foto: Renata Pires / Divulgação)

Do beco aparentemente cheio de lixo, surgem criaturas mágicas, mostrando que nem tudo que jogamos fora precisaria de fato ser descartado. Esse é o ponto de partida do espetáculo ‘Flor do lixo’, que estreia na sexta (15), na área externa do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul doRecife, e vai percorrer locais públicos da cidade.

Com latas dando origem a um cavaquinho e garrafas virando malabares, os artistas vão mostrando a ‘magia do lixo’. “Andando pelas ruas, cansei de ver as pessoas jogarem lixo no chão sem nenhuma culpa ou consciência. A quantidade de lixo que costumo ver no canal do Arruda e em outros lugares me impulsionou a buscar esse viés. Sempre trabalhamos com a linguagem circense, mas com um viés diferente”, explica o ator e roteirista do espetáculo, Anderson Machado.

O trabalho de pesquisa para a peça levou aproximadamente sete meses, analisando instrumentos feitos com reciclagem, mágicas possíveis com o lixo, entre outros itens. O desafio foi escolher o que seria usado no espetáculo. “A gente tinha conteúdo para cinco horas de apresentação, precisamos enxugar para levar para a rua”, aponta Machado.
Anderson Machado e Giulia Cooper dão vida aos artistas circenses que encontram a magia do lixo.
(Foto: Renata Pires / Divulgação)

Além do Parque Dona Lindu, a peça vai ser encenada no Parque 13 de Maio, Parque da Jaqueira, Praça do Arsenal, entre outros pontos. “O público também vai ser o fio condutor da finalização desse espetáculo. A gente acredita muito que a criatividade é a saída para muitos problemas da sociedade, as pessoas vão ver soluções bem originais, o que faz até com que elas repensem o lixo que elas produzem”, destaca o ator.

As apresentações são abertas ao público e gratuitas. Em cena, Anderson Machado é acompanhada pela atriz Giulia Cooper, com quem integra a companhia Caravana da Tapioca. Além da ‘Flor do Lixo’, a companhia já encenou as peças ‘Brincando no Picadeiro’, ‘Cavaco e Sua Pulga Adestrada’ e ‘O Circo de Lampezão e Maria Botina’.

Confira o roteiro de apresentações

Sexta-feira (15) - Parque Dona Lindu, 19h

Sábado (16) - Parque 13 de Maio, 16h30
Domingo (17) - Praça do Arsenal da Marinha, 16h
Segunda (18) - Ilha de Deus, no Centro Educacional Saber Viver, 17h
Quarta-feira (20) - Escola Governador Barbosa Lima, 9h
Quinta-feira (21) - Escola Vidal de Negreiros, 10h30
Quinta-feira (21) - Comunidade de Santo Amaro, no Largo do Albuquerque, ONG Pé no Chão, 17h30
Sexta-feira (22) - Rua da Alfândega, 21h
Sábado (23)- Praça de Boa Viagem, 17h e 20h
Domingo (24) - Parque da Jaqueira, 10h
Domingo (24) - Alto da Sé/Olinda, 16h30

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/no-recife-espetaculo-percorre-ruas-e-mostra-magia-existente-no-lixo.html