sábado, 13 de julho de 2013

Galeria Janete Costa recebe cinco performances no mês de julho

DONA LINDU

Galeria Janete Costa recebe cinco performances no mês de julho

Bruna Rafaella é a primeira artista do grupo, com a obra "Entidades gráficas"



Além de desenho, Bruna trabalha com gravura, performance e fotografia
JC Imagem


A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, recebe cinco performances de artistas pernambucanos durante o mês de julho. Elas fazem parte do programa Na pauta, realizado pela equipe da galeria. Bruna Rafaella inicia a sequência com Entidades gráficas, neste sábado e domingo (13 e 14/7), a partir das 15h. A entrada é gratuita.

"A galeria fica aberta até 20h para o público. Mesmo que os artistas concluam antes deste horário, as pessoas ainda poderão ver algo, todas elas deixam algum registro", afirma a produtora da galeria, Simone Luizines.

A performance de Bruna é um trabalho site specific (em outras palavras, uma obra criada de acordo com o ambiente). A artista desenha continuamente pelas paredes, algo que ela vem experimentando desde 2006, com o Coletivo Branco do Olho. Em 2012, Bruna participou do Projeto Fachada, do Museu Murillo La Greca, também com Entidades gráficas.

No dia 20 de julho, é a vez de Daniel Santiago. Em Verzuimd Braziel, ele convida 100 pessoas (artistas e visitantes) a arremessar cascas de ovos contendo tinta. O alvo é um painel no qual está escrito Verzuimd Braziel (Brasil desamparado). No dia seguinte, Izidorio Cavalcanti realiza a performance O peso da busca, na qual ele transporta 300 paralelepípedos.

Do deleite: Trigo, Parma e Oliveira é a performance que Beth da Matta realiza no dia 27 de julho. Ela lida com o processo "de transformação da matéria prima em alimento, o deleite e o prazer de consumi-lo e o descarte". O projeto termina dia 28 de julho com Banho, do fotógrafo Danilo Galvão, performance na qual tinta goteja sobre um homem enquanto ele medita.

Em 2012, duas performances aconteceram na galeria, uma com o artista Carlito Person (Roupa para viver juntos) e outra com o bailarino Cláudio Lacerda (Espaçamento). "Como a Galeria Janete Costa é um espaço de arte que não tem acervo, a gente acaba acolhendo exposições temporárias e fica uma brecha entre elas. Às vezes esta brecha é bem curta, só o tempo de montar e desmontar a exposição mesmo, às vezes é maior. Idealizamos este programa em que a gente convidava alguns artistas para realizar as intervenções", explica Simone.

Ela também conta que a equipe pretende dar continuidade ao projeto, realizando-o pelo menos uma vez por ano. Enquanto isso, as próximas exposições da Galeria Janete Costa já estão agendadas: no dia 14 de agosto serão inauguradas duas individuais das gaúchas Ana Norogrando e Eleonora Fabre.

SERVIÇOS


Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) - Av. Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem. Fone: 3355-9832