sexta-feira, 17 de março de 2017

Do PorAqui: Galeria Janete Costa completa 6 anos


Neste último sábado (11) a Galeria Janete Costa do Parque Dona Lindu, completou 6 anos de existência. Em comemoração a data, o PorAqui conta um pouca da história da mulher que deu nome ao local.

Falecida em 2008, Janete Costa foi uma arquiteta pernambucana que deixou mais de dois mil projetos. Através deles, ela não só fazia arquitetura, mas expressava toda a cultura do nosso país, e sobretudo de Pernambuco.



Dizem que ela era fissurada em detalhes e que, com isto, conseguia sempre deixar sua marca em todos os ambientes e construções que foram frutos de seus projetos. Janete levou a arquitetura brasileira a ter uma identidade, uma voz própria, ao invés de apenas repetir temas europeus.

O que é dito por muitas pessoas que conheceram a figura e trabalharam com ela é que ela conseguia tanto sucesso em seus projetos porque era, antes de tudo, uma educadora.

Sem nariz empinado e imposição da tirania do bom gosto, ela conseguia fazer com que seus clientes vissem com seus olhos a beleza em suas formas, e aí misturava isso com a identidade que percebia nas pessoas.

Janete morreu no dia 28 de novembro de 2008 e deixou quatro filhos, três deles arquitetos. Deixou, além disso, toda a alma que colocava em seu trabalho. Se hoje todo este trabalho é considerado ponto alto da arte brasileira, é porque ela conseguiu, através dele, dizer algo sobre o que significa ser nós, o que é nossa cultura.

O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.


Para baixar o aplicativo: Android e iOS


Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news

Fonte: http://poraqui.ne10.uol.com.br/setubal/galeria-janete-costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário