sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Orquestra Criança Cidadã comemora uma década com show gratuito

Para comemorar dez anos de criação da Orquestra Criança Cidadã, o projeto social lança CD e DVD com apresentação gratuita, hoje, no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem 

Por: Augusto Freitas
Publicado em: 02/09/2016 Atualizado em: 02/09/2016 12:06
Projeto social fundado em 2006 atende a 330 jovens com idade entre 4 e 21 anos da comunidade do Coque,
na região central do Recife, e do distrito de Camela, em Ipojuca. Foto: Leandro Lima/OCC/Divulgação
Quase um ano após se apresentar em Roma, na Itália, em um show que rendeu um CD e DVD, a Orquestra Criança Cidadã sobe ao palco, nesta sexta-feira (2), às 19h30, para um concerto especial no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. O projeto que coloca jovens carentes do bairro do Coque em contato com o universo da música erudita, criado em 2006 pelo maestro Cussy de Almeida, já falecido, e pelo magistrado João José Rocha Targino, comemora a primeira década de atuação com a presença da solista japonesa Yoko Kubo.

A orquestra também vai lançar o CD/DVD Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo, resultado da gravação de três obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach para violino e orquestra. O registro feito na Basílica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti ocorreu meses depois da apresentação dos músicos para o papa Francisco, no Vaticano.

No concerto de hoje, no entanto, a orquestra não tocará as peças do compositor alemão registradas em disco. Por ser uma data festiva, a proposta é levar ao público uma amostra do repertório desses dez anos. Sendo assim, quem for ao teatro verá uma exibição pautada em um repertório clássico de compositores europeus e ritmos brasileiros com arranjos sinfônicos.

Integrante da orquestra, Daniel chegou a ser recebido pelo
ex-presidente Lula. Foto: Paulo Paiva/DP

Estão confirmados para o repertório, entre outras composições, aSinfonia n° 9 do novo mundo, do compositor tcheco Antonin Dvorák (1841-1904), e a Introdução e rondó caprichoso, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), além de obras populares. O concerto será dividido em duas partes, a primeira com 98 músicos da divisão infantojuvenil da orquestra e a segunda com alunos, professores e convidados.

Segundo o coordenador musical e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, Nilson Galvão Jr., a apresentação terá surpresas. “Serão nove músicas executadas em cerca de uma hora e dez minutos de espetáculo, com uma transição (intervalo) entre os dois grupos de instrumentistas para lançarmos o CD e o DVD. Diante da comemoração, elaboramos o concerto selecionando músicas clássicas tradicionais, um medley do maestro Sivuca e ritmos pernambucanos e brasileiros”, pontuou.

Nilson Galvão ressaltou que este será o terceiro contato entre a orquestra e Yoko Kubo, estreitado após a solista atuar na apresentação realizada para o papa. A Orquestra Criança Cidadã atende a 330 jovens com idade entre 4 e 21 anos, das comunidades do Coque e do distrito de Camela, em Ipojuca, gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. Em dezembro, os músicos irão a Nova York para se apresentar no plenário da ONU.

Serviço
Concerto da Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, s/n, Boa Viagem)
Quanto: gratuito. Retirada de ingressos uma hora antes da apresentação

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2016/09/02/internas_viver,663209/orquestra-crianca-cidada-comemora-uma-decada-com-show-gratuito.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário