quarta-feira, 10 de junho de 2015

São João do Recife terá 600 shows em quase 20 dias de festa

Elba Ramalho e Petrúcio Amorim estão entre as atrações do período junino.
Com 64 arraiais, capital homenageia Genival Lacerda e as irmãs Baracho.

Do G1 PE
O forrozeiro Genival Lacerda e as cirandeiras Severina e Maria Dulce Baracho são os homenageados da festa em 2015 (Foto: Vitor Tavares/G1)

Com 64 arraiais oficiais e quase 20 dias de festa, a programação do São João do Recife tem início nesta quinta-feira (11). Com homenagem ao forrozeiro Genival Lacerda e às cirandeiras Severina e Maria Dulce Baracho, as festividades juninas vão contar com cerca de 600 apresentações, focadas em artistas locais e trios de forró pé de serra. Nos três principais palcos, instalados no Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro e na Praça do Arsenal, se apresentam nomes como Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Família Salustiano e Anastácia.

Em declaração dada em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (10), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), disse que a festa deste ano está mais enxuta do que a do ano passado, devido à crise econômica que atinge o Brasil. "O Recife não vai deixar de ter um grande São João, vai ter uma grande festa. A gente está otimizando a festa, não estamos fazendo tudo que a gente queria, mas tudo que a gente pode, com dedicação. A gente vai ter mais arraiais este ano, mas vamos ter uma limitação em relação ao tempo de duração do São João", destacou. O investimento é de R$ 10 milhões, com recursos próprios e de patrocinadores.

O pontapé inicial da festa da capital pernambucana ocorre com a 11ª Caminhada do Forró, no Recife Antigo. Ed Carlos, Forrovioca, além da Quadrilha Raio de Sol, Ronaldo Aboiador e Bacamarteiros de Bonito fazem uma caminhada a partir da Rua da Moeda, a partir das 17h30 desta quinta. O caminho será animado com 100 sanfoneiros, fazendo um arrastão de forró até a Praça do Arsenal, a partir das 19h. Ainda durante a noite, acontecem os shows de Maciel Melo, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Irah Caldeira e Nádia Maia.
Elba Ramalho se apresenta no São João da capital (Foto: Lafaete Vaz/ TV Asa Branca)



Genival Lacerda e as irmãs Baracho também estiveram presentes na coletiva desta quarta, no Sítio da Trindade, Zona Norte da capital. Aos 84 anos, Genival mostrou que o forró segue totalmente no espírito e no corpo. O paraibano radicado em Pernambuco cantou seu maior sucesso "Severina Xique-Xique", na chegada à coletiva. "É uma felicidade grande, porque depois de tanto tempo fazendo forró, ainda mostro que estou em alta, né mesmo?", brincou o cantor, que faz parte da programação.

As irmãs Baracho, que são filhas do cirandeiro Antônio Baracho, ressaltaram a emoção de relembrar a herança deixada pelo pai. As duas se apresentam normalmente com Lia de Itamaracá e tem sua arte baseada em rodas de improviso. "É importante dar uma visibilidade para nosso trabalho, para que a gente possa manter a arte da ciranda viva", falou Severina, também conhecida como Biu.

O arraial do Sítio da Trindade vai se chamar Mestre Camarão, sanfoneiro pernambucano que faleceu em abril deste ano. A programação do local tem início no sábado (13) e conta com palhoção de quadrilhas, sala de reboco e palco principal. Na Praça do Arsenal, que recebe o nome de Arraial Antônio Baracho, serão cinco noites de festa. E no Pátio de São Pedro, que homenageia Almira Castilho, haverá o festival Comida de Santo e programação até 29 de junho, dia do santo que dá nome ao espaço.
Forró do cantor Geraldinho Lins é uma das atrações da festa (Foto: Divulgação )

A prefeitura também promove três arraias infantis, nos parques Dona Lindu, da Jaqueira e no Santana; festa em cinco mercados públicos, Madalena, Boa Vista, Encruzilhada, Afogados e Cordeiro; e ainda outros 12 arraias descentralizados e 39 arraias comunitários, em bairros como Boa Viagem e Santo Amaro. Dois polos só irão funcionar apenas na festa de São Pedro, no fim do mês: Rua da Moeda e Brasília Teimosa.

Religião
No dia 21 de junho, acontece a Procissão dos Santos Juninos, saindo da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, em direção ao Sítio da Trindade. No dia 26, acontece o Desfile das Bandeiras, que sai da Matriz da Boa Vista, na Rua da Imperatriz, e vai até o Pátio de São Pedro. As duas celebrações estão marcadas para as 17h.

‘Eu Amo Minha Rua’
As inscrições para o concurso Eu Amo Minha Rua, que consiste em enfeitar a via com o tema junino, seguem até o domingo (14), neste site. No dia 22, será divulgada a rua mais bonita da cidade, que receberá uma festa patrocinada pela prefeitura com apresentação de Maciel Melo.
Maciel Melo leva a tradição do forró para os arraiais do Recife (Foto: Luna Markman/G1)

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/sao-joao/2015/noticia/2015/06/sao-joao-do-recife-tera-600-shows-em-quase-20-dias-de-festa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário