quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Galeria no Recife expõe 100 peças do artista plástico Cristiano Artur


Espaço Janete Costa, no Dona Lindu, recebe mostra a partir desta quarta.
Há trabalhos em colagens, pinturas a óleo e grafite, nanquins e instalação.


Do G1 PE
Trabalho revela criações de um profissional que
prima pelas experimentações
(Foto: Clara Gouvêa/Divulgação)



A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, recebe a partir desta quarta (26), a mostra individual do artista plástico pernambucano Cristiano Artur. Com o título "Tudo se liga. Siga", a exposição reúne 100 peças em colagens, pinturas a óleo e grafite, nanquins, seis trabalhos em site-specific e uma instalação: criações de um profissional que prima pelas experimentações e não se contenta com uma única técnica.

Cristiano passou quase 20 anos sem expor, focando as energias unicamente para as produções no ateliê. As peças que compõe a mostra revelam o trabalho recente do artista, de 2012 para cá. Com curadoria da jornalista e pesquisadora Olívia Mindêlo, a exposição abre às 19h desta quarta e segue até 1º de março, com entrada gratuita.

No térreo da galeria, uma parede branca e outra completamente preta sustentam as séries Interferências e Óleo e Grafite, respectivamente, em uma tentativa de evidenciar as dualidades das obras de Cristiano Artur: ora esteticamente excessivas, ora enxutas. Nas colagens de Acúmulo, a abundância é clara, com cores fortes e maciças, materiais cortantes e palavras e imagens recortadas, capazes de traduzir o lado mais impulsivo e intuitivo do artista. Já Interferências, feita a óleo e grafite, demonstra mais racionalidade criativa.

As Artérias, aliás, batizam uma das séries do artista, que também estará no térreo da galeria. São óleos sobre tela que investigam a plasticidade do sangue e dos canais que o conduzem pelo corpo humano. No térreo, destaca-se o painel Solitude, da série Acúmulo, uma colagem que liga os vários tempos artísticos de Cristiano Artur por trazer referências visuais utilizadas por ele em décadas anteriores e nos anos mais recentes.

No mezanino da galeria, o artista montará o seu ateliê, onde fará uma residência artística durante o tempo da mostra. Também poderá ser conferida uma criação feita através de consultoria com um dos engenheiros da galeria, e que simula o desabamento da escadaria com fissuras em papelão, intitulada "Desabamento", além da série Blue Jeans, primeiro trabalho que nasceu após a decisão de Cristiano de tirar as obras do ateliê para levá-las ao encontro do público.
Cristiano Artur montará o seu ateliê no mezanino da galeria, onde fará uma residência artística durante o tempo da mostra (Foto: Clara Gouvêa/Divulgação)

Serviço
Exposição “Tudo se liga. Siga”, do artista plástico Cristiano Artur
De quarta (26), às 19h, até 1º de março
De quarta a sexta, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 14h às 20h
Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu. Av. Boa Viagem, s/nº, Recife
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-9832/9831

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/11/galeria-no-recife-expoe-100-pecas-do-artista-plastico-cristiano-artur.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário