terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Roberto Santana inaugura o projeto De Cima na Galeria Janete Costa

A partir deste sábado (8), a exposição Desenhos, de Roberto Santana, ocupa o Mezanino da Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O artista visual apresenta um trabalho que mescla técnicas tradicionais de ilustração e edição digital. A estreia será aberta ao público, a partir das 19h, com direito a bate-papo com o artista. A partir daí, a mostra fica aberta para visitação até 13 de abril, com intervalo entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, período do Carnaval.

Roberto Santana, nascido em São Paulo, trabalha com ilustração e artes plásticas, é um observador sensível do mundo, e isso se transpõe na sua obra. Tratando de temas como a verticalização das metrópoles e o esvaziamento do meio rural, ele utiliza referências do cinema e também de outros artistas visuais em seu trabalho, o que é feito a partir de traços com lápis, posteriormente manipulados em seu computador.

Desenhos reúne quatro séries do artista, formatando um percurso de sua produção atual. Duas delas são inspiradas em filmes de 1966: Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, e Who Are You, Polly Maggoo(Que êtes vous, Polly Maggoo?), de William Klein, em um exercício metalinguístico da imagem sobre a imagem. Ele também apresenta um trabalho sobre a melancolia da cidade de São Paulo, e a sua série mais recente, na qual ele fotografou casarões do bairro das Graças, no Recife.

DE CIMA – A mostra inaugura o projeto De Cima, uma iniciativa da Galeria Janete Costa que visa reunir no espaço superior, o Mezanino, artistas brasileiros e internacionais que trabalhem com o papel e sobre o papel – artes gráficas – desenho, gravura, colagem. O projeto estende o olhar também para os diversos usos da fotografia, com performance e vídeo. A ideia é oferecer ao público pernambucano e aos visitantes uma vasta e diferenciada maneira de produzir Artes Visuais, com base no recorte proposto.

O projeto De Cima segue durante todo o ano e conta com a curadoria de Joana D’Arc, historiadora e diretora da Galeria Janete Costa. Ainda este ano, os artistas Cavani Rosas e o chileno Edgar Endress também participarão do projeto.

Serviço:
Inauguração do Projeto De Cima – Exposição Desenhos, de Roberto Santana
Galeria Janete costa (Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem. CEP 51.030-000, Recife – PE)
Abertura: Sábado (8), às 19h, aberta ao público
Visitação: 9 de fevereiro a 13 de abril

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/roberto-santana-inaugura-o-projeto-de-cima-na-galeria-janete-costa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário