quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sábado é dia de conhecer as histórias dos parques urbanos do Recife



Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Nos próximos sábados (23 e 30), a Secretaria de Turismo e Lazer renova o roteiro do passeio de Sensibilização Turística e leva o público aos principais parques urbanos da cidade. O tour “Parques do Recife” vai ao Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Parque Santana, no bairro de mesmo nome, Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e ao Parque da Jaqueira, na bairro homônimo.

O passeio começa pelo primeiro parque urbano histórico do Recife, o Parque 13 de Maio, construído em 1939. Na sequência, os participantes irão conhecer a história do Parque Dona Lindu, projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. Lá, os participantes irão visitar a Galeria Janete Costa e o Teatro Luiz Mendonça.

O projeto ainda garante visita no Sítio Trindade, que fica na Estrada do Arraial, e é um ícone do bairro de Casa Amarela. Tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional, o Sítio foi classificado na categoria de conjunto paisagístico, em um reconhecimento à sua importância histórico-social, desde 17 de junho de 1974.

O local remonta à época da invasão holandesa à capitania de Pernambuco, no século XVII. Abrangendo 6,5 hectares de área verde, o Sítio possui, também, um chalé em estilo eclético, de fins do século passado, com 600 metros quadrados de área construída. Também serão visitados os Parques da Jaqueira e Santana.

Para participar do passeio é necessário se inscrever nas sextas-feiras que antecedem o projeto (22 e 29 de novembro), a partir das 8h. Os interessados devem ligar no telefone 3355-8605 para garantir a vaga no passeio, que é gratuito. Todo o roteiro é realizado em um ônibus com ar-condicionado e acompanhado por guias de turismo.

Com informações da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário