terça-feira, 10 de setembro de 2013

FESTIVAL ANIMAGE ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS




// 06 de Setembro de 2013
FESTIVAL ANIMAGE ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS

por ANIMAGE

Workshops abordam diferentes aspectos do cinema de animação

Abrem nesta sexta-feira (06 de setembro) as inscrições para as oficinas do ANIMAGE – V Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Os cursos acontecem entre 24 e 28 de setembro, paralelamente às atividades do festival que incluem mostras competitivas e não competitivas, seminários e exibições de animações infantis.

Neste ano, o ANIMAGE oferece seis oficinas, que acontecem na Caixa Cultural Recife, na Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, e nos hospitais IMIP e Barão de Lucena. Os cursos atendem desde crianças a estudantes e profissionais da área e abordarão temas diversos, como: técnicas de massa de modelar, stop motion para crianças e para publicidade e direção de arte. Para realizar inscrição, o candidato deve preencher o formulário no site oficial do evento www.animagefestival.com, até 16 de setembro. O resultado dos aprovados no processo seletivo será divulgado no dia 19 de setembro.

O destaque desta edição é a oferta de oficinas por dois renomados convidados estrangeiros: a polonesa Izabela Plucinska e o estoniano Kaspar Jancis. Radicada em Berlim, Izabela Plucinska, oferece o curso “Animando com massinha em duas dimensões” na Caixa Cultural Recife, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h. Conhecida por técnica primorosa em animação em 2D, Izabela é vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim de 2005, pelo filme “Jam Session". Ela integra também a lista de selecionados para a mostra competitiva do ANIMAGE desse ano, com o filme “Liebling”.

“No meu workshop, como em meus filmes, quero misturar sentimentos surreais, concedidos pela imagem de esculturas de massa de modelar, com sentimentos reais”, explica a realizadora. Na oficina os alunos colocarão literalmente as “mãos na massa”, criando cenários de massa de modelar na linguagem 2D, e filmando com câmera digital.

Da Estônia, o ANIMAGE traz o diretor Kaspar Jancis, para ministrar o curso “Roteiro para Animação”, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Em 2012, Kaspar foi o vencedor do Prêmio ANIMAGE, na categoria roteiro, com seu curta “Antropoff” e, neste ano, vem para transmitir seu conhecimento na área aos alunos interessados.

Kaspar é conhecido por curtas animados que não contem diálogos, mas que, mesmo assim, conseguem manter um forte senso narrativo. No curso, ele pretende explanar métodos de organização de pensamento para fluência de narrativa visual, através de diversos exercícios que proporcionarão ideias para um roteiro. Este workshop também pode ser interessante para quem já tem um roteiro em mente, mas percebe lacunas na história.

Outra oficina é “Direção de Arte para Animação” oferecida pelo ilustrador, quadrinista e diretor de arte gaúcho Eloar Guazzelli, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Com 25 anos de carreira na área, Guazelli garante o foco do curso nos elementos estruturais do trabalho da direção de arte no cinema. Os alunos observação um panorama histórico da atividade e compreenderão seus elementos constitutivos.

Nos dias 27 e 28 de setembro, das 8 às 12h e das 14h às 18h, acontece a oficina "Stop motion: o artesanal e publicidade" na Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, com o animador Pedro Uiá, sócio do estúdio Giroscópio Filmes, especializado em produção de stop motion. Na oficina, ele explorará as possibilidades de linguagem que a animação pode levar para a publicidade, as diversas técnicas abrangidas e sua viabilidade de produção.

Repetindo o sucesso de 2012, o ANIMAGE oferta a oficina “Animação em Stop motion”, nos hospitais Barão de Lucena e IMIP, de 16 a 26 de setembro, ministrado pelo professor de animação pernambucano Diego Mascaro. Os alunos serão crianças e jovens em tratamento médico nas referidas instituições. No curso, eles aprenderão o básico da técnica stop motion. Espaço lúdico de dialogo e exercício, a oficina terá exibição de importantes curtas animados e momentos mais práticos, em que os participantes construirão um pequeno produto audiovisual.



Sobre o ANIMAGE

Em 2013, o ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambucocelebra meia década, e segue surpreendendo a cidade com as possibilidades da linguagem e encantamento da animação, em atividades totalmente gratuitas.

Produzido pela Rec Beat Produções, com patrocínio da Caixa Cultural e do edital Funcultura Audiovisual, o ANIMAGE oferece entre 24 a 29 de setembro, mostras competitivas e não competitivas, sessões especiais e mostra infantil não competitiva nos espaços Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundaj, Parque Dona Lindu e Praça do Carmo (Olinda). Paralelamente, acontecem exposição, palestras e oficinas.

A programação completa será divulgada em breve.

Fotos de Izabela Plucinska e Kaspar Jancis estão anexas, com crédito Divulgação.

SERVIÇO

Inscrições para oficinas do ANIMAGE 2013

De 06 de setembro a 16 de setembro de 2013

No site http://www.animagefestival.com/animage/2012/programacao/

As oficinas são gratuitas



OFICINAS:



Animando com massinha em duas dimensões

Instrutor: Izabela Plucinska

Periodo: 24 a 28 de setembro

Horário: 8h as 12h

Local: Caixa Cultural Recife



Roteiro para Animação

Instrutor: Kaspar Jancis

Periodo: 24 a 28 de setembro

Horário: 8h as 12h

Local: Caixa Cultural Recife



Direção de Arte para Animação

instrutor: Eloar Guazzelli

Periodo: 24 a 28 de setembro

Horário: 8h as 12h

Local: Caixa Cultural Recife



Stop motion: o Artesanal e a Publicidade

Instrutor: Pedro Iuá

Periodo: 27 e 28 de setembro

Horário: 8h as 12h / 14h as 18h

Local: Aeso - Faculdades Integradas Barros Melo



Animação em Stop motion (sem inscrições abertas)

Instrutor: Diego Mascaro

Periodo: 16 a 19 de setembro

Horário: 14h as 17h

Local: Hospital Barão de Lucena



Animação em Stop motion (sem inscrições abertas)

Instrutor:Diego Mascaro

Periodo: 23 a 26 de setembro

Horário: 14h as 17h

Local: Hospital do IMIP



Contato

| Manuela Salazar | - Asessora de Imprensa

Animage - V Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Telefone: / +55 81 3231 3422

imprensa@animagefestival.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário