quinta-feira, 20 de abril de 2017

Corte de cabelo gratuito, doação de cabelos e alimentos para pacientes com câncer

Para ter acesso aos serviços gratuitos basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis

Publicado em: 19/04/2017 11:04 Atualizado em: 19/04/2017 11:19

O ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de cabelos. Foto: Blenda Souto Maior/DP
O ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de cabelos. Foto: Blenda Souto Maior/DP

O Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, recebe no próximo dia 30 de abril um mutirão de solidariedade. Das 10h às 16h, pacientes com câncer que perderam seus cabelos por causa dos efeitos colaterais da quimioterapia poderão contar com uma ajuda psicológica a mais no tratamento. Durante a 2ª edição do Abril pro Corte,  trinta profissionais de beleza e outros 25 voluntários do projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, estarão arrecadando alimentos e cabelos humanos, que serão usados na fabricação de perucas para esses pacientes. Para ter acesso aos serviços gratuitos basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

De acordo com o coordenador e idealizador do evento, o visagista e cabeleireiro Walber Marinho, a meta é receber em doações mais de 200 metros de cabelos e atender a um público superior a 200 pessoas com cortes gratuitos de cabelos, além de serviços de maquiagens, sobrancelhas e unhas. Durante o evento, haverá ainda apresentação de um Pastoril, formado pelas voluntárias do Hospital do Câncer de Pernambuco e distribuição de lanches. Não é necessário fazer inscrição. O atendimento será feito na hora e por ordem de chegada. A iniciativa conta com apoio do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), Senac, Hair Fly, GuaraMix e do próprio Parque Dona Lindu.

'Assim como fizemos na edição passada, vamos estimular as doações e chamar a atenção da população para essa iniciativa que ajuda a elevar a autoestima desses pacientes que já passam por um tratamento tão doloroso com a quimioterapia', explica Walber Marinho, que pretende manter essa ação no calendário anual de eventos do Dona Lindu e realizar outras ações semelhantes.


O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) mantém uma campanha permanente para receber cabelos, próteses mamárias, lenços, chapéus, fraldas e outros tipos de doações a exemplo das toquinhas que são utilizadas para a confecção das perucas. Segundo a presidente da rede feminina de combate ao Câncer em Pernambuco, Maria da Paz que também atua como voluntária no HCP o ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de cabelos. 'Essa quantidade de cabelos é necessária para o processo de confecção das perucas, já que alguns centímetros são perdidos quando os fios são inseridos na tela. E quanto mais seguros eles estiverem, mais prolongado será o tempo de uso da peruca', garante. Ela também ressalta a importância das doações de alimentos como leite em pó, arroz, feijão, entre outros, para ajudar na campanha. 'Este ano estamos enfatizando essas doações de alimentos e, não apenas de cabelos'.


Maria da Paz adianta que todas às quartas-feiras acontecem no HCP oficinas de confecção de perucas realizadas pelas voluntárias do Hospital do Câncer, com apoio da professora Cylene Dahmen. Todo material recebido no Abril pro Corte será pesado e registrado no HCP. As doações de cabelos com química e mechas também serão aceitas. 'No caso destas, as perucas depois de prontas ganharão um novo processo de pintura para que a tonalidade dos fios fique uniforme', explica.


Ainda de acordo com Maria da Paz são necessários uma média de 12 metros de cabelos para se formar uma peruca completa ou cerca de 400 a 450 gramas de fios capilares para garantir a perfeição e a boa qualidade do material. 'Um dos fatos que tem nos surpreendido é a quantidade de homens que estão cortando e doando seus cabelos para as nossas campanhas', lembra.  A faixa de preço de uma peruca no mercado chega a custar até R$ 1.700,00.


Para o mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães, as voluntárias do Hospital do Câncer de Pernambuco já programam algumas ações para estimular as doações e ajudar no tratamento psicológico dos pacientes. Uma dessas ações será a exibição de vídeos com depoimentos de filhos dos pacientes que estão internados no HCP. A equipe pretende gravar esses depoimentos e presentear as mães com uma surpresa. Além disso, haverá outras ações em espaços públicos da cidade. Quem quiser participar das ações solidárias ou fazer doações a qualquer tempo pode entrar em contato com as voluntárias do HCP pelo telefone: 81. 3217.8236 ou pelo Facebook da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco.


SERVIÇO:
Abril pro Corte
Quando: 30 de abril
Local: Parque Dona Lindu, das 10h às 16h
Acesso: 2kg de alimentos não perecíveis
Informações:
81| 3217.8236


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/04/19/interna_vidaurbana,699939/corte-de-cabelo-gratuito-doacao-de-cabelos-e-alimentos-para-pacientes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário