No primeiro dia de "Pokémon Go" no Brasil, várias pessoas foram às ruas capturá-los
Leo Motta/Folha de Pernambuco
Mesmo no sol, Rodrigo Siqueira rodava pela praça do Marco Zero para encontrar pokémons |
Se, nos próximos dias, você vir alguém andando aparentemente sem rumo pela rua, olhando ou apontando o celular para um lugar qualquer, não estranhe. Muito provavelmente é um treinador pokémon em busca de alguma aquisição em "Pokémon Go". Nesta quarta-feira (4), primeiro dia de funcionamento oficial do jogo no Brasil, era possível ver diversas pessoas em busca dos pokémons no Recife.
Sob o sol da manhã, na praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, o estudante Rodrigo Siqueira, de 24 anos, esperava abrir o escritório onde trabalha, próximo dali, e aproveitou para caçar pokémons. Para ele, o app é bom inclusive para o marketing da cidade. "Os pokéstops do jogo geralmente são pontos reais - monumentos, pinturas - da cidade que, muitas vezes, você não conhece, ou nunca reparou. Acaba que você passa a conhecer melhor a cidade", opina, entre uma captura e outra.
Leo Motta/Folha de Pernambuco |
Na Zona Sul, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, já virou ponto certo para os treinadores. Em meia hora, a reportagem do Portal FolhaPE flagrou mais de dez deles, mesmo sob um sol de quase meio-dia. Sozinhos e em grupos. Marina Oliveira, 18, e Lucas Nascimento, 21, moram em Setúbal e foram juntos procurar pelos bichinhos no parque. "É viciante", confessou ela. "É diferente de qualquer outra coisa já feita", completou Lucas.
O produtor cultural Leonardo Cabral, 22, baixou "Pokémon Go" na quarta-feira (3), assim que foi lançado, e nesta quinta, ao sair para pedalar, resolveu, também, aumentar sua lista de capturas. Passou no Dona Lindu para procurar monstrinhos e pretendia passar por parte da orla de Boa Viagem em busca de novas aquisições. "Acho bem legal a proposta do app, principalmente pela interatividade com o espaço urbano que ele propõe", opinou. Lucas Montenegro, 22, que andava pelo parque de skate também caçando pokémons, concordou. "As pessoas hoje ficam muito dentro de casa, presas em celulares e computadores. O jogo é um motivo para dar uma volta", disse.
Leo Motta/Folha de Pernambuco |
"Pokémon Go" chegou ao Brasil na última quarta, depois de mais de um mês de espera. O jogo está disponível para smartphones com sistemas iOS e Android.
Segurança
Além do entretenimento e do hype do jogo, ponto comum entre os jogadores é a preocupação com a segurança durante as caçadas. Já começam a circular na internet notícias de pessoas que foram roubadas ao andar com o celular à mostra na rua. Outros, ainda, sofreram acidentes durante a jogatina.
Leo Motta/Folha de Pernambuco |
Para Lucas, jogo é motivo para sair de casa
Rodrigo Siqueira, que estava no Marco Zero, confessou que só sacou o celular porque havia policiamento na área. "Em outros lugares com menos movimento, vou evitar usar", revelou. Lucas Nascimento disse também ter receio de sair na rua. "Em outros países, o jogo faz até com que você conheça outras pessoas. Aqui, você fica com medo. Já vimos muitas notícias de roubo", ponderou.
O delegado Igor Leite lembra que, como o jogo obriga o usuário a andar pela cidade, ficar atento às redondezas é imperativo - inclusive, essa é uma dica dada pelo próprio game ao iniciar. Segundo Leite, é preciso ser discreto nas caçadas e escolher horários com maior movimentação nas ruas. Se o assalto ocorrer, lembrar, sempre, de não reagir - a vida vale mais do que um pokémon ou um celular.
Outro ponto preocupante são as pessoas que jogam enquanto estão dirigindo. A Sompo Seguros S.A. chama atenção para a segurança viária. "A distração de jogar enquanto se está ao volante pode ser tão ou mais perigosa do que dirigir alcoolizado", alerta a empresa. Também lembra que a 13.281/2016, publicada em maio, definiu novos valores de multas de trânsito. A partir de novembro, a infração por manusear o celular enquanto estiver ao volante, que hoje é considerada média, passará a ser gravíssima. O valor da multa passa de R$ 130,16 para R$ 293,47.
Confira dicas do delegado Igor Leite para ter segurança durante a caçada:
Fonte: http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/8/treinadores-ja-estao-nas-ruas-do-recife-cacando-pokemons-0071.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário