domingo, 26 de abril de 2015

Mostra reúne fotografias e vídeo de jovens capoeiristas do Recife

Adolescentes moram em locais como Nova Divineia, Coque, Bode e Várzea.
São 48 imagens da fotógrafa Roberta Guimarães, além de vídeos e textos


Do G1 PE
Imagens foram feitas no ano de 2014 pela fotógrafa Roberta Guimarães (Foto: Divulgação/Roberta Guimarães)

Fica em cartaz até o dia 28 de junho a exposição ‘Menino quem foi teu mestre?’. A abertura ocorre neste sábado (25). A mostra é itinerante e passa agora pelo mezanino da Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com 48 fotografias de Roberta Guimarães feitas em 2014. Além das fotos, será exibido um documentário de 20 minutos com histórias dos mestres capoeiristas. E há um painel com fragmentos de textos e áudios.

A exposição reúne imagens da capoeira captadas de integrantes do Projeto Caxinguelês Jovem, do Centro de Capoeira São Salomão, da Várzea. Os adolescentes moram em comunidades como Nova Divineia, em Jaboatão, Coque, Bode e Várzea. São registros da roda, do berimbau, dos corpos e do ritual da capoeira.

Oito grandes mestres capoeiristas levaram aos jovens suas histórias, experiências e fundamentos culturais da capoeira. A curadoria é de Joana D'Arc de Sousa Lima e a pesquisa foi de Izabel Cordeiro. O projeto tem apoio do Funcultura e a mostra já passou pelo Centro de Capoeira São Salomão (em dezembro de 2014) e pelo Museu da Abolição (janeiro).

O uso da capoeira nesse trabalho tem diversas funções. Além da luta, os jovens experimentam o jogo, a brincadeira, a arte, a afetividade, tristezas, alegrias, rituais e a amizade. O registro dessas vivências aparece na exposição.

Serviço:
Mostra Itinerante ‘Menino quem foi teu Mestre’
Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife
Até o dia 28 de junho
De quarta a sexta-feira, das 12h às 20h
Sábados e domingos, das 14h às 20h
Entrada franca
Informações: (81) 3355.9832

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/mostra-reune-fotografias-e-video-de-jovens-capoeiristas-do-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário