sábado, 15 de março de 2014

Urian Agria de Souza reúne 50 anos de pintura em exposição no Recife

Artista nasceu em Belém, morou no Rio por 42 anos e migrou para o Recife.
Mostra tem desenhos, telas e pintura acrílica sobre madeira.


Do G1 PE

Obra de Urian retrata com exuberância seres humanos e animais (Foto: Divulgação/Luiz Santos)

Fica em cartaz até o dia 27 de abril a exposição “Arcaico Contemporâneo”, que reúne peças produzidas durante 50 anos pelo artista plástico Urian Agria de Souza, na Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Nascido em Belém do Pará, em 1939, ele morou no Rio de Janeiro por 42 anos e há 17 vive no Recife. As matas compõem seu imaginário e ele pinta, dizem, como se estivesse mergulhado em um fundo de rio – basta observar os efeitos de transparência e sobreposições que ele faz.

A mostra é composta por desenhos, telas e peças de pintura acrílica sobre madeira. Os temas vão da cultura dos antepassados à mitologia das águas e matas, retratando com exuberância a mistura de raças, os seres humanos e os animais. “O trabalho de Urian me emocionou sempre; me emociona a semelhança que essas duas entidades possuem: uma, a pintura de Urian, a outra, o próprio pintor”, diz um trecho do testemunho que o escritor Ziraldo escreveu sobre o trabalho do artista.

Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro nos anos 60 e 70, Urian fez parte do Grupo Diálogo, fórum de discussão que existia na cidade naquela época. Durante o período da exposição, todas as quartas Urian estará disponível para conversar com o público a partir das 14h.

Serviço
Arcaico Contemporâneo
50 anos de pintura de Urian Agria de Souza
urian50anosdepintura.com
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
Visitação de 13 de março a 27 de abril de 2014
Quarta a sexta: 12 às 20h
Sábado e domingo: 14 às 20h
Informações e agendamentos:
educativojanetecosta@gmail.com
(81) 3355.9832

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/03/urian-agra-reune-50-anos-de-pintura-em-exposicao-no-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário