sábado, 1 de fevereiro de 2014

Virada Esportiva: 24h de esportes e lazer gratuitos no Recife

Prefeito Geraldo Julio lançou evento pioneiro na cidade, que acontecerá entre 8 e 9 de fevereiro, oferecendo mais de 100 atividades. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Durante 24 horas seguidas, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência terão à disposição, pela primeira vez, mais de 100 atividades esportivas e de lazer no Recife. A Virada Esportiva transformará a capital pernambucana, nos dias 8 e 9 de fevereiro, em uma verdadeira arena voltada para a prática de hábitos saudáveis. Com o objetivo de estimular a ocupação dos espaços públicos, a iniciativa será gratuita e acontecerá simultaneamente em quatro pontos da cidade: Marco Zero e Praça do Arsenal, praia do Pina e nos Parques da Jaqueira e Dona Lindu. Na manhã desta sexta-feira (31), o prefeito Geraldo Julio detalhou o evento, que é organizado pela Prefeitura do Recife em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe).

A abertura da Virada Esportiva será na rua da Aurora, no sábado (8), às 16h – o evento seguirá até as 16h do domingo (9). Na ocasião, será inaugurado um monumento alusivo ao primeiro jogo de vôlei realizado no Brasil, que aconteceu no Recife em 15 de novembro de 1911. O campeão olímpico de 1992, Marcelo Negrão, participará da solenidade. A peça a ser inaugurada, elaborada pelo arquiteto Otto Neuenschwander, será colocada no calçadão em frente à Assembleia Legislativa. Além das atividades que estarão disponíveis, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer – que tradicionalmente funciona aos domingos e feriados – estará ativa no domingo com o tema “Frevo”. A ideia é estimular o uso da fantasia durante o passeio ciclístico.

“Nós queremos transformar o Recife em uma cidade cada vez mais viva; e a prática esportiva é um caminho para isso. A cidade precisa servir às pessoas e a Virada surge, exatamente, nesse sentido. Nós queremos levar o recifense às ruas para curtir o Recife e deixar a vida sedentária com alegria. Com certeza será marcante porque nunca houve isso antes. Teremos um belo final de semana com a participação de todos a partir de uma ação inovadora. A iniciativa representa mais um passo importante para garantir a qualidade de vida da população”, afirmou Geraldo Julio, durante o lançamento do evento.



O prefeito do Recife lembrou que a ação faz parte do seu Programa de Governo no que se refere à prática de esporte de participação. “Que é uma das nossas linhas de atuação, além do esporte de rendimento e do escolar. Nesse sentido, ela é muito importante para despertar a vida da nossa cidade que é o que temos procurado fazer desde o primeiro instante do nosso governo. Queremos as pessoas nas ruas, curtindo o Recife e gostando da cidade”, pontuou Geraldo.

Na programação da Virada Esportiva haverá atividades nas mais diversas modalidades para todos os gostos. Os recifenses encontrarão artes marciais, MMA, esportes de praia, tirolesa, rapel, arvorismo, além de aulas de circo, pistas de skate e bicicleta, passando ainda por jogos de quadra como basquete, handebol e badminton. O evento faz parte de um conjunto de iniciadas lançadas pela PCR para incentivar a população a viver a cidade, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, Recife Antigo de Coração e o Lazer nas Ruas.

Quem optar por aproveitar essas 24 horas no Marco Zero e Praça do Arsenal contará com atividades de basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa. Destaque também para o slackline (fita elástica esticada entre dois pontos, onde o praticante anda e faz manobras) e o sinbol (espécie de sinuca jogadas com os pés). A Caminhada da Boa Idade acontece no início da manhã do domingo.

VIRADINHA – Na Jaqueira, haverá um Campeonato Regional de Bicicross, pingue-pongue, yoga, escolinha de danças populares, aeróbica, body combat, sinbol, aulão fitness, tai-chi-chuan, além da Viradinha Esportiva, que terá um conceito de “brincadeiras de antigamente”, entre as quais bola de gude, peão e amarelinha. No Parque Dona Lindu, o destaque é para os esportes radicais: skate street, parkour, BMX free style, rapel, tirolesa, arvorismo, escalada; bem como modalidades ligadas à tradição circense, como pista acrobática, acrobacias, malabares e trapézio.

A diversão também está garantida na praia do Pina para quem é fã de luta e artes marciais. Durante a madrugada do domingo, será a vez do MMA, com lutadores convidados. As demonstrações de muai Tai acontecem entre as 8h e 9h do domingo e haverá também, ao longo do evento, atividades de karatê, iaido, kendo, judô, taekwondo, goshin-jitsu, tenchi tessen (arte gestual japonesa), king-fu, jiu-jitsu e capoeira.

POLOS – Além desses locais, as atividades acontecem também nos 19 polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, mas estarão abertos; na praça do Trabalho, com futsal, e no Campo do Corinthians, onde haverá o torneio de futebol dos veteranos, e, por fim, no Morro da Conceição, onde haverá a I Corrida de Escadas Contra o Relógio, na qual 20 competidores lutarão contra o tempo para ver quem vence a corrida na escadaria que vai do Largo Dom Luis até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga, reiterou que a Virada Esportiva não é destinada apenas aos atletas mas aos recifenses interessados em aproveitar a cidade de uma forma diferente. “Montamos um belo evento para todo o Recife. Com essa ação, nós queremos mostrar espaços públicos importantes que, às vezes, estavam sendo ‘perdidos’ pela própria população. É uma forma de reapresentar as opções de lazer que existem em nossa cidade às pessoas”, explicou.

INCLUSÃO – A Virada Esportiva tem também atividades voltadas para os portadores de necessidades especiais. Entre elas, destacam-se o vôlei e o basquete sentado na areia e ainda jogos de mesa como o xadrez, jogo da velha e outros, de forma acessível, para deficientes visuais. Outra inovação que será apresentada é a aula especial de aeróbica utilizando objetos encontrados nas residências, tais como vassoura, toalha e esfregões para que os recifenses possam aprender a se exercitar sem precisar sair de casa.

Clique aqui e confira a programação completa de Virada Esportiva do Recife.


Programação no Parque Dona Lindu



Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/virada-esportiva-24h-de-esportes-e-lazer-gratuitos-no-recife/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=virada-esportiva-24h-de-esportes-e-lazer-gratuitos-no-recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário