sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Memorial Guararapes terá ação em prol do aleitamento materno no sábado

Memorial Guararapes terá ação em prol do aleitamento materno no sábado

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Hospital Memorial Guararapes (HMG) realiza uma ação para conscientizar a população sobre a importância do apoio à mulher que amamenta, informar sobre os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê e orientar sobre o que é necessário para o sucesso do aleitamento materno. As atividades acontecem neste sábado (03), das 14h às 18h, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife.

O evento faz parte das atividades da Semana Mundial, comemorada de 01 a 07 de agosto, seguindo o tema "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". O HMG vai oferecer, gratuitamente, orientações sobre amamentação, sobre doação de leite humano, exames de saúde e proporcionar diversão com teatro, música e artesanato.

Mais de 20 profissionais – entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos e funcionários da administração do HMG – estão engajados e serão distribuídos em seis quiosques com informações, dicas e orientações sobre:


- Os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê;
- A importância da doação de leite humano e do posto de coleta de leite humano para a comunidade;
- Alimentação saudável para a mãe lactante;
- Apoio e emoção no momento da amamentação e os direitos da mulher lactante;
- Realização de exames de glicemia (HGT) e aferição da pressão arterial;
- Arte na amamentação (mostra de artesanato envolvendo a temática).


Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH)
O Posto de Coleta de Leite Humano José Leôncio de Carvalho Neto, do Hospital Memorial Guararapes, existe desde maio de 2012 e é o único do município de Jaboatão dos Guararapes. Funciona 24 horas por dia e sua equipe é formada por uma responsável médica, uma coordenadora de enfermagem e cinco técnicos de enfermagem, todos capacitados no manejo do aleitamento materno com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Atualmente, o PCLH realiza uma média 10 a 16 ordenhas por dia, o que corresponde a uma média de 800 ml de leite humano em 24 horas. Uma vez por semana, o leite coletado é levado para o Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, no Recife, para ser pasteurizado. Após a pasteurização e realização de controle de qualidade, o leite retorna para o HMG onde é distribuído para os bebês da UTI Neonatal. Em média, são pasteurizados de 10 a 15 litros de leite por mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário