sábado, 14 de setembro de 2019

Parada LGBTI+ deve reunir 500 mil pessoas em Boa Viagem


O evento será realizado neste domingo (15). Estão programados 12 trios elétricos, além de shows no parque Dona Lindu


Por: Wellington Silva



Parada da Diversidade de PernambucoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar". É com esse tema que a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco ocupará as ruas do Recife, neste domingo (15). A expectativa dos organizadores é de levar cerca de 500 mil pessoas para a avenida Boa Viagem, na Zona Sul, com concentração no parque Dona Lindu, a partir das 9h. Apresentações artísticas culturais, além de falas de ordem e shows, fazem parte do evento que tem como momento mais esperado o desfile de 12 trios elétricos pela orla, a partir das 12h, com dispersão em frente à padaria Boa Viagem, às 17h30.

Organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade já é consolidada como um momento especial para a causa LGBTI+ no Estado. O coordenador do Fórum LGBT, Thiago Rocha, destaca que o evento é um ato político. "Vínhamos em uma crescente evolução, visualizando avanços de políticas públicas voltadas à cidadania plena da população LGBT. Contudo, a gente vem sofrendo algumas perdas e retrocessos políticos. Neste ano, a grande importância de permanecer com a Parada é para mostrarmos que estamos aqui, resistindo", disse.


No palco montado no Dona Lindu haverá apresentações de Gaby do Carmo e Amigas do Brega, além do DJ Jefferson e show performático. "Queremos mostrar que existimos e precisamos de políticas públicas. Pedimos respeito por uma cidadania que qualquer pessoa merece ter. Resistimos em busca de uma liberdade plena de sermos quem somos da forma que desejamos ser", acrescenta Thiago Rocha. Nesta edição, a homenageada será a trans Bárbara Finsking, de 48 anos.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para monitorar a avenida Boa Viagem, domingo. Ao todo, 120 agentes de trânsito participarão da operação. A Central de Operações de Trânsito vai monitorar o fluxo de veículos. Trecho da avenida Boa Viagem, entre a avenida Armindo Moura e a rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado das 9h às 20h. Além disso, outras 20 ruas que interligam a rua dos Navegantes à avenida Boa Viagem também terão interdições durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile.

A CTTU informa aos moradores do bairro de Boa Viagem e aos frequentadores da orla que, devido à passagem dos trios-elétricos e ao grande movimento de pessoas esperado, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Avenida Boa Viagem. O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que divulgará hoje o esquema de reforço e desvios de ônibus que circulam no perímetro do evento.

Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/inclusao/2019/09/13/NWS,116203,70,1149,NOTICIAS,2190-PARADA-LGBTI-DEVE-REUNIR-500-MIL-PESSOAS-BOA-VIAGEM.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário