domingo, 18 de setembro de 2016

Boa Viagem recebe 15ª edição da Parada da Diversidade neste domingo

Doze trios elétricos animam a festa LGBT na orla de Boa Viagem. Concentração é às 9h, no Parque Dona Lindu

Como em edições anteriores (foto), desfile percorre a Avenida Boa Viagem
Dayvison Nunes/JC Imagem

Da Editoria de Cidades

Com o objetivo de fortalecer ações de enfrentamento à homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade, a Parada da Diversidade de Pernambuco chega, neste domingo (18), à 15ª edição, com concentração de público a partir das 9h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A expectativa é reunir cerca de 600 mil pessoas para o desfile, cujo tema é Democracia fora do armário.

A partir das 12h40, 12 trios elétricos iniciam o desfile ao longo da Avenida Boa Viagem, cujo trecho entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Dona Benvinda de Farias será interditado das 7h às 18h. Fica proibido também estacionar nessa parte. A dispersão do desfile ocorre após a Padaria Boa Viagem.

Realizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco, o evento chama a atenção para a questão da visibilidade da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) como estratégia política de enfrentamento ao preconceito. “O tema da parada da diversidade traz para nós o exercício da cidadania. É dessa forma que chegaremos ao patamar de igualdade, construindo uma sociedade mais justa e igualitária”, diz uma das coordenadoras do Fórum LGBT de Pernambuco Rivânia Rodrigues. Entre as atrações, os DJs Allana Marques e Vini V, além da Banda Michele Monteiro.



A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco conta com um trio elétrico na parada. Durante o evento, dez jovens LGBT, atendidos pelo Programa Vida Nova, da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas), distribuem material de conscientização sobre direitos.

CAMPANHA

Com o tema Todo mundo é livre para amar a quem quiser, a secretaria conduz o trio com o objetivo de orientar a população LGBT sobre a luta pelos seus direitos, além de convocar toda a sociedade a defender um mundo sem preconceito, sem discriminação e sem intolerância. A secretaria ainda distribui, durante o evento, cartazes estampados com a frase LGBTfobia. Diga não.

A Uber também estilizou um dos trios e aproveita a parada para anunciar parceria com a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais (Amotrans). Serão organizadas seções de ativação de motoristas parceiros, com o objetivo de apresentar a plataforma para que a comunidade LGBT do Recife possa gerar renda. Além disso, a Uber dá descontos na corrida: ao usar o código diversidade, novos usuários que forem ao evento hoje vão ganhar desconto de até R$ 25 na primeira viagem.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) avisa que, durante a parada, 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem permanecerão interditadas. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile. Uma equipe de 70 agentes monitoram o evento.

Os condutores que saem de Piedade, Candeias ou de praias do Litoral Sul podem seguir pela Avenida Boa Viagem, entrar à esquerda na Avenida Armindo Moura e, em seguida, à direita na Rua Cosmorama. Depois, a opção é seguir pela Avenida Dom João VI, dobrar à direita na Rua Félix de Brito e Melo até chegar à Avenida Conselheiro Aguiar.


Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2016/09/18/boa-viagem-recebe-15-edicao-da-parada-da-diversidade-neste-domingo-253299.php