sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mostra resgata história de Zé de Barros na Galeria Janete Costa

Artista pernambucano, falecido em 1994, ganha mostra retrospectiva depois de longos anos sem exposição no Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR)


A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu e administrada pela Prefeitura do Recife, recebe a partir do dia 17 de dezembro, a exposição 21 Anos sem Zé de Barros. Idealizada pelo artista Izidoro Cavalcanti e com curadoria de Joana D´Arc Lima e Sebastião Pedrosa, a mostra tem patrocínio do Funcultura e apresentará 140 obras do artista pernambucano que desde 1996 (dois anos depois do seu falecimento) não tem sua produção apresentada na cidade. A abertura acontece às 19h e a exposição fica aberta ao público até 10 de janeiro.

Nascido em 1943, Zé de Barros foi desenhista, pintor, gravador, além de ter atuado como professor na Universidade Federal de Pernambuco no curso de educação artística. Entre 1965 e 1994, realizou uma profícua produção que influenciou uma legião de artistas, em especial aqueles que fizeram parte da geração da década de 1980.

Boa parte de suas obras se desenvolveu no campo da bidimensionalidade, em desenhos, gravuras e pinturas. Em sua atividade artística ele quase sempre expandia os horizontes de liberdade, utilizando técnicas mistas, tinta, giz, carvão, sobrepondo camadas, incorporando materiais e suportes como papelão, eucatex, tecidos que lhe possibilitavam experimentar muitas coisas.

A mostra foi divida em três blocos. A primeira apresenta gravuras e litogravuras, incluindo a série Impressões Amazônicas, que foi exposta em 1996, na UFPE, dois anos após a sua morte. No segundo módulo, estão reunidas as memória do artista: algumas de suas anotações, peças gráficas, esboços, transcrição de suas cartas endereçadas à família quando se encontrava em estudo em Paris, matrizes de gravura em metal ou xilogravura. O terceiro e último módulo vai apresentar pinturas, algumas em grandes formatos, e 43 desenhos em nanquim do artista. Boa parte dessa produção é inédita do grande público.

Há anos que Izidoro Cavalcanti mantém uma relação próxima com a família de Zé de Barros, em especial com sua irmã Tereza Dias. Após a morte do artista, em 1994, ela ficou responsável por cuidar das cerca de 1500 obras do irmão e ele a ajudou nessa empreitada. “Eu sempre quis levar ao público a produção de Zé de Barros e fiquei muito feliz quando consegui parceiros para essa realização”, diz o artista.

“Ele tinha um rigor técnico impressionante. Uma força enorme na gestualidade, nas suas gravuras e pinturas. Seu gesto de artista era largo, por vezes furioso”, destaca a curadora Joana D´Arc. Já Sebastião Pedrosa, que também assina a curadoria, sublinha a atenção dada à figura humana pelo artista, seja nos retratos ou autorretratos, além da natureza morta, das cenas de interiores, e de paisagem.

Serviço:
Exposição 21 Anos sem Zé de Barros
Abertura: 17 de novembro, às 19h
Visitação: de 18 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016.
Horário: Terça a sexta, das 12h às 20h.
Sábados e domingos das 14h às 20h
Local: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Boa Viagem
Fone: 3355-9825
E-mail: galeriajanetecosta@gmail.com

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/12/11/2015/mostra-resgata-historia-de-ze-de-barros-na-galeria-janete-costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário