terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Encontro TEDxRecife debate ideias que realizam transformações

Evento ocorre no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem.

Palestras podem ser vistas de graça, nesta terça-feira (16), pela internet.



Do G1 PE

Onze palestrantes falam ao público do TEDxRecife (Foto: Luna Markman/G1)

Mais de 500 pessoas estão reunidas no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nesta terça-feira (16), para tirar lições com pessoas que transformaram uma inquietude em verdadeira revolução. Onze palestrantes falam ao público do TEDxRecife sobre ações que começaram de forma silenciosa e hoje chamam a atenção por realizarem transformações em diversos campos, da saúde ao urbanismo, da literatura à reciclagem. As palestras podem ser vistas de graça pela internet, e a previsão é que a última comece por volta das 21h.

A primeira palestrante foi a publicitária, escritora e criadora do blog 'Pó de Lua' Clarice Freire. Após conquistar mais de um 1,2 milhão de seguidores no Facebook com a sua poesia, ela lançou um livro homônimo, este ano, pela editora Intrínseca. Foi por arriscar a entrar neste novo movimento da literatura, onde o escritor começa na internet e depois vai parar nas prateleiras, que Clarice foi chamada para palestrar no TED.
Clarice Freire, publicitária, escritora e criadora do
blog 'Pó de Lua', falou ao público
(Foto: Luna Markman/G1)

"Foi uma alegria estar ali compartilhando uma ideia que eu acredito tanto. A mensagem que eu quis passar é que a literatura é literatura independente da plataforma que ela mesma escolhe para nascer, porque a primeira plataforma é o próprio escritor. Depois, se for para o Facebook, para a página de um livro, nunca vai fazer dela menos literatura. Não deve existir esse preconceito, e eu tenho sentido que isso existe", afirmou.

O primeiro bloco de palestrantes ainda contou com a artista plástica Thiana Santos, que alguns anos vem desenvolvendo novas técnicas de trabalho para o reuso de garrafas Pet, aplicando o conceito de eco design; o presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, Edilson Tavares de Lima, que implantou um sistema de reciclagem de água na lavanderia que possui em Toritama, no Agreste do estado; e do comunicólogo Rui Belfort, envolvido em projetos do Porto Digital e empreendedor na iCanamy, ligada à área da educação.

Também palestrou o arquiteto e sócio-fundador da TGI Consultoria em Gestão, Francisco Cunha, que há cerca de dois anos idealizou a chamada multa cidadã, uma tentativa de tirar os carros das calçadas do Recife por meio de um instrumento de conscientização. Hoje, já são 22 mil multas impressas, a maioria delas aplicadas. "Quero dizer ao público que quando a gente quer fazer algo necessário, devemos primeiro, como diz São Francisco de Assis, fazer o que é necessário, depois o que é possível e, quando menos esperar, estaremos fazendo o impossível. O necessário, nesse caso, é alertar as pessoas para a inadequação, o possível é que cada vez mais pessoas tomem consciência disso e o que parece impossível é deixar os caminhos abertos para que os pedestres circulem", apontou.

Foi da palestra de Cunha que a estudante de publicidade Thaís Menezes, 19 anos, tirou uma das principais lições do dia. "Eu anotei da frase dele que andar nos faz mais urbanos, e faz mesmo. Não ter espaço para o pedestre é muito angustiante", disse. A psicanalista Carmen Cardoso, 68, também achou as apresentações inspiradoras. "É interessante ver exemplos de que as coisas podem ser feitas, basta a gente insistir", comentou.
Deborah Zanforlim, que cursa doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, falou sobre pesquisa na área de biotecnologia (Foto: Luna Markman/G1)
A última palestra do dia será realizada pela biomédica Deborah Zanforlim. Ela atualmente cursa doutorado na Universidade Federal de Pernambuco na área de biotecnologia e nanotecnologia para criar um sistema de diagnóstico rápido e seguro para doenças que ainda perturbam a sociedade, como o câncer de mama, por meio de biosessores. "A gente que trabalha na área da saúde vê tudo muito distante, então concretizar um [sistema] diagnóstico desse é um processo muito longo. A mensagem que quero deixar é que nunca desista do seu sonho. Por mais que seja difícil construir esse biosenssor, se a gente não estiver lutando, não acreditar nesse sonho, a gente não vai conseguir realizar", disse.

O TEDxRecife ainda tem palestras do mestre em comunicação Gabriel Marquim; do consultor da Novarth Fernando Félix; do publicitário e administrador e professor Fernando de Holanda; da empreendedora Verena Petitinga; e do fundador do ambulatório da doença de chagas e insuficiência cardíaca do Pró-Cape Wilson de Oliveira Junior. "Se você perceber, todas as palestras têm algo em comum: todas são movimentos que começaram dentro de uma pessoa que acabaram influenciando as pessoas ao redor. Os palestrantes são de várias áreas diferentes, tem política, educação, religião, reciclagem, reutilização de água, mas têm a mesma inquietude: querem transformar o que sentem dentro deles em uma revolução", explicou a expert em comunicação verbal e integrante da curadoria do evento, Daniella Marcusso.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/12/encontro-tedxrecife-debate-ideias-que-realizam-transformacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário