O bandoneonista argentino Maestro Rodolfo Mederos. Foto: Consulado da Argentina/ Divulgação |
O evento marca a comemoração dos 204 anos de aniversário da Revolução de Maio de 1810. “É a nossa data nacional mais importante. Até mais do que a independência do país, que foi declarada seis anos depois”, comentou o cônsul geral da Argetina no Recife, Jaime Beserman, em visita à sede do Diario de Pernambuco, na tarde desta quarta (14).
Serão apresentadas peças de Villa-Lobos e obras de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, grandes mestres argentinos do tango. Rodolfo Mederos, que também é compositor, vai mostrar músicas de sua autoria. “Ele chegou a tocar na orquestra de Piazzolla e costuma fazer comentários (didáticos) sobre as composições que toca, nos concertos”, adianta Beserman.
Na apresentação comemorativa, a Orquestra Criança Cidadã será dirigida especialmente por Gustavo de Paco de Gea. Nascido em Buenos Aires, o maestro se formou na Argentina e desde 1978 dá aulas na Universidade Federal da Paraíba. Ele chegou a trabalhar com os meninos e meninas músicos da orquestra, mas precisou se concentrar na carreira acadêmica.
Considerado um dos mais importantes símbolos da cultura argentina, o bandoneón é essencial na execução do tango. Assim como a sanfona, ele é um instrumento de fole, porém, possui diversas diferenças em relação a seu primo sonoro.
Os ingressos para o concerto podem ser retirados no mesmo dia, a partir das 17h, na bilheteria do Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), que fica em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Serão distribuídos 400 ingressos para o público.
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2014/05/14/internas_viver,504026/encontro-musical-entre-brasil-e-argentina-acontece-no-recife.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário