quinta-feira, 8 de maio de 2014

Arte Política: mostra coletiva inaugura neste sábado (10) na Galeria Janete Costa

Abelardo da Hora, João Câmara, Daniel Santiago e Paulo Bruscky são alguns dos nomes que participam da exposição


A Galeria Janete Costa, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, inaugura neste sábado (10), às 17h, a exposição Arte Política – Tempos Dispersos de Resistência. Pensada como uma narrativa visual que permitirá ampliar as reflexões sobre os 50 anos do Golpe Civil Militar, a mostra reúne trabalhos de artistas brasileiros, um chileno e um romeno, numa coletiva. Foram selecionadas obras que tocam em temas relacionados aos diversos impactos, ecos e reverberações das ocorrências marcadas pelas experiências do período e de seu transbordamento temporal.

Integram a mostra trabalhos do Coletivo Aparecidos Políticos e dos artistas Wilton de Souza (PE), Claudio Paiva (RJ), João Câmara (PE), Mauricio Castro (PE), Abelardo da Hora (PE), Paulo Bruscky (PE), Daniel Santiago (PE), Urian Agria de Souza (PE), Dan Perjovschi (Romênia), Liliane Dardot (MG), Luciano Pinheiro (PE), Edgard Endress (Chile), Jomard Muniz de Brito (PE), Falves Silva (RN) e Xico de Assis (PE). Haverá ainda exibição do longa metragem A Mesa Vermelha, de Tuca Siqueira.

Na seleção dos artistas que compõem a exposição entraram nomes que, por meio de seus trabalhos, provocam o debate e fomentam reflexões sobre as muitas maneiras de representação das experiências vivenciadas em situações limites, sejam elas durante e em contextos de regimes totalitários e autoritários, como o ocorrido no Brasil entre 1964 e 1985, ou mesmo na complexa teia da construção democrática.

A mostra, que teve curadoria e pesquisa de Antonio Paulo Rezende, Carolina Ruosso, Felipe Aretaxi, Flávio Weisntein, Joana D’Arc de Sousa Lima, José Brito e Pablo Porfírio, se debruça ainda sobre representações, ações e intervenções poéticas que articulam referências sobre e dos movimentos sociais, do ativismo, da arte política em outras geografias e temporalidades.

Arte Política é um desdobramento do debate realizado em abril deste ano, no VI Encontro Cultura e Memória. O evento, organizado Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve como tema GOLPE DE 1964: CULTURA E MEMÓRIA.


Serviço:
Exposição Arte Política Tempos Dispersos de Resistência
Local: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Boa Viagem
Abertura: sábado, 10 de maio, às 17h
Período: 11 a 31 de maio
Horário: Terça-feira, das 12h às 18h (reservado especialmente para agendamentos de grupos); Quarta, quinta e sexta, das 12 às 20h; e sábado e domingo, das 14h às 20h
Informação e agendamento: (81) 3355-9832 ou 3355-9831
Email: educativojanetecosta@gmail.com
Entrada franca


Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/arte-politica-mostra-coletiva-inaugura-neste-sabado-na-galeria-janete-costa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário