domingo, 9 de fevereiro de 2014

Exposição revela fachadas de casarões de bairro do Recife

Mostra 'Desenhos' é composta por seis séries do artista Roberto Santana.
Visitações são abertas ao público até 13 de abril, na Galeria Janete Costa.


Do G1 PE



Santana diz que seus desenhos podem servir de registro histórico de fachadas de casarões (Foto: Divulgação/Roberto Santana)

A exposição "Desenhos", que reúne seis séries do artista Roberto Santana, incluindo uma mostra de imagens de casarões do bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, abre para visitação do público, neste domingo (9), na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Zona Sul da capital. O trabalho, que mistura técnicas tradicionais de ilustração e edição digital, fica em cartaz até 13 de abril.

Nascido em São Paulo, Santana trabalha com ilustração e artes plásticas. Em suas obras, os temas mais abordados são a verticalização das metrópoles e o esvaziamento do interior. "Estava hospedado na casa de uma amiga e fiquei observando que muitas fachadas já haviam sido destruídas pelo avanço imobiliário, aí fiquei com vontade de fazer os desenhos. Acho que eles podem servir como um registro histórico de como a arquitetura daquele bairro costumava ser", disse Roberto Santana.

O artista ressaltou que seus trabalhos são apenas observações do cotidiano e não críticas. "Acho que quem vê as minhas obras é que deve criticar ou não o que aconteceu, eu mostro apenas como era um local em determinado período".

Além da mostra com fachadas de casarões, outras duas séries retratam a evolução da mulher chinesa e dois filmes dos anos 60 (o brasileiro Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, e o francês Que êtes vous, Polly Maggoo?, de William Klein), que têm como tema em comum a vida urbana.

A exposição inicia o projeto De Cima, que pretende trazer para a Galeria Janete Costa artistas que trabalhem com o papel, fazendo desenhos, gravuras e colagens, e com fotografias. A ideia é mostrar ao público como é vasto o campo das artes visuais.

Serviço
Projeto De Cima - Exposição "Desenhos", de Roberto Santana
Visitações de 9 de fevereiro a 13 de abril, com pausa para o Carnaval entre 28 de fevereiro e 5 de março
Galera Janete Costa - Parque Dona Lindu, Boa Viagem
Entrada Gratuita

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/02/exposicao-revela-fachadas-de-casaroes-de-bairro-do-recife.html