quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Agenda do Carnaval do Recife 2014 De 30 de janeiro a 2 de fevereiro




Os ensaios para a abertura oficial do Carnaval do Recife começam nesta quinta (30), a partir das 18h. (Foto: Sérgio Bernardo/PCR)

À medida em que se aproximam os dias de momo, o Recife vai ganhando mais cores, ritmos e sons. E para esquentar o folião ansioso pela festa, algumas prévias já animam a cidade até domingo (2). O percussionista Naná Vasconcelos, por exemplo, começa os ensaios para a abertura oficial do Carnaval do Recife, nesta quinta (30), a partir das 18h. A preparação será com o Maracatu Encanto da Alegria. A batucada acontece na sede da agremiação, na Rua Coremas, nº 40, Mangabeira. A apresentação é aberta ao público, e conta com a participação do coral Voznagô.

Na sexta-feira (31), na Rua da Moeda, no mesmo horário, o percussionista repete a dose e reúne o Encanto da Alegria e o Maracatu Sol Nascente. Depois do ensaio, haverá apresentações do rapper Tiger, do Afoxé Omo Nilê Ogunjá, da Escola de Samba Galeria do Ritmo e de Maria Pagodinho.

Também nesta quinta-feira (30), o Pátio de São Pedro recebe mais um encontro de blocos líricos, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O acerto de marcha começa às 19h, com as agremiações de pau e corda Flabelo Encantado, Da Lira, Amantes das Flores e Inocentes do Rosarinho.

Na sexta-feira (31), a partir das 18h, o Pátio vira palco da segunda edição do Projeto Oró Kínni – Festa do Odú, considerado o primeiro grande festejo, no ano, do culto afro-brasileiro. Na festa serão louvados os orixás que regem 2014, segundo a religião: Ogun, Oxóssi, Xangô, Oiá e Oxalá. O evento ainda terá degustação de comidas de terreiro e uma exposição com artesanatos e vestimentas dos cultos africanos.

Quem escolher ir ao Bairro do Recife, na tarde do domingo (2), poderá assistir ao ensaio do Patusco, de Olinda. O grupo se apresenta no Marco Zero, a partir das 17h, colocando todo mundo para sambar. No Parque Dona Lindu, o lirismo dos blocos de pau e corda é que marca o final da tarde do domingo (2). O projeto Alegres Bandos promove, no local, o encontro dos blocos Amante das Flores de Camaragibe, Flor da Lira de Olinda, Um Bloco em Poesia, Bloco Lira do Carpina, Bloco Compositores e Foliões, Batutas de São José, Menestréis do Paulista e Bloco das Ilusões. O acerto de marcha começa às 16h. Em seguida, às 18h, começa a etapa eliminatória do concurso que vai eleger o Rei Momo e a Rainha do Carnaval do Recife 2014. Ao todo, 18 homens e 25 moças disputam os títulos de majestade.

Serviços:

Ensaio da abertura do Carnaval
Naná Vasconcelos ensaia com o Maracatu Encanto da Alegria
Quando: Quinta-feira (30 de janeiro), às 18h
Onde: Na sede do Maracatu Encanto da Alegria (Rua Coremas, nº 40, Mangabeira)

Encontro de blocos líricos
Acerto de marcha das agremiações Flabelo Encantado, Da Lira, Amantes das Flores e Inocentes do Rosarinho
Quando: Quinta-feira (30 de janeiro), às 19h
Onde: Pátio de São Pedro

Ensaio da abertura do Carnaval
Naná Vasconcelos ensaia com os maracatus Encanto da Alegria e Sol Nascente. Em seguida, apresentações de do rapper Tiger, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Escola de Samba Galeria do Ritmo e Maria Pagodinho.
Quando: Sexta-feira (31 de janeiro), às 18h
Onde: Rua da Moeda, Bairro do Recife

Projeto Oró Kínni – Festa de Odú
Celebração religiosa de culto africano em louvor às divindades Ogun, Oxóssi. No evento ainda terá degustação de comidas de terreiro e uma exposição com artesanatos e vestimentas dos cultos africanos.
Quando: Sexta-feira, a partir das 18h
Onde: Pátio de São Pedro

Ensaio do Patusco
Grupo de samba olindense se apresenta no Bairro do Recife
Quando: Domingo, (2 de fevereiro), a partir das 17h
Onde: Marco Zero

Projeto Alegres Bandos
Encontro dos blocos líricos Amante das Flores de Camaragibe, Flor da Lira de Olinda, Um Bloco em Poesia, Bloco Lira do Carpina, Bloco Compositores e Foliões, Batutas de São José, Menestréis do Paulista e Bloco das Ilusões.
Quando: Domingo (2 de fevereiro), a partir das 16h
Onde: Parque Dona Lindu

Eliminatória do concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2014
Etapa selecionará os finalistas. São 18 homens e 25 moças disputando os títulos de majestades
Quando: Domingo, (2 de fevereiro), às 18h
Onde: Parque Dona Lindu

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/agenda-do-carnaval-do-recife-2014-de-30-de-janeiro-a-2-de-fevereiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário