domingo, 1 de setembro de 2013

Agentes de Leitura invadem a Ciclofaixa


RECITAIS DE POESIAS
| 30.08.13 - 18h05

Agentes de Leitura invadem a Ciclofaixa

Neste domingo (1º), o passeio de bicicleta terá intervenção de jovens leitores nos principais pontos da Ciclofaixa de Turismo e Lazer. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Cultura e Lazer. Domingo é dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer e, neste 1º de setembro, as rotas do passeio de bicicleta recebem uma intervenção diferente, com recitais de poesias, contos musicados e espaços de leitura. A ação, promovida através de parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife, será realizada pelos Agentes de Leitura, jovens que desenvolvem atividades de estímulo à leitura nas suas comunidades.

A participação dos Agentes no lazer do recifense divide-se em dois momentos. Pela manhã, 24 agentes integram as atividades de formação e estímulo ao leitor. A partir das 8h, os grupos de jovens concentram-se nos três pontos de partida da Ciclofaixa – Dona Lindu, Jaqueira e Lagoa do Araçá – onde promovem atividades até às 10h. À tarde, a partir das 14h, 20 Agentes de Leitura deixam as bicicletas de lado para integrar-se à Festa do Livro, na Praça do Arsenal, atividade que marca o encerramento do 11º Festival Recifense de Literatura – A Letra e A Voz.

Recitando poesias e musicando contos, os jovens se concentram nas proximidades do pátio até às 17h. Quem for aproveitar o domingo passeando pelas ruas do Bairro do Recife, poderá ainda conhecer e comprar livros nos estandes da feira literária, que terá 18 expositores e ainda cerca de 90 títulos da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A Ciclofaixa do Recife é um projeto da Prefeitura do Recife, realizado através da Secretaria de Turismo e Lazer, e conta com três rotas que convergem no Marco Zero. Ao todo, são 35 quilômetros de um percurso que passa por 28 bairros. O trajeto fica disponível nos domingos e feriados já estabelecidos pela Prefeitura do Recife, das 7h às 16h.

O projeto Agentes de Leitura é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Cultura, e tem como finalidade a democratização do acesso ao livro e o desenvolvimento de atividades de formação do leitor, com as famílias das comunidades onde moram. Os Agentes atuam através de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos à população em geral. Cerca de 700 famílias das seis RPAs são beneficiadas pelas ações.

Confira o calendário dos feriados com Ciclofaixa:
Sexta-feira Santa
21 de abril – Tiradentes
1º de maio – Dia do Trabalhador
24 de junho – São João
16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
2 de novembro – Finados
15 de novembro – Proclamação da República
8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
25 de dezembro – Natal

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/agentes-de-leitura-invadem-a-ciclofaixa/#sthash.2LQcIiot.dpuf